23.3 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 27, 2020
No menu items!
Início Nacional Comissão Nacional do PS reúne-se hoje para aprovar diretas e congresso em...

Comissão Nacional do PS reúne-se hoje para aprovar diretas e congresso em maio

Fonte oficial socialista adiantou à agência Lusa que a proposta da Comissão Permanente do PS prevê que o XXII Congresso Nacional se realize em Matosinhos e que o ex-secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos seja o presidente da comissão organizadora.

Em maio próximo, António Costa deverá concorrer pela terceira vez a eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS, depois de o ter feito em novembro de 2014 e maio de 2016.

Por sua vez, o XXII Congresso Nacional do PS será o último do partido antes das eleições legislativas de 2019 e deverá incluir na sua ordem de trabalhos um período dedicado ao debate e votação de propostas de alteração dos estatutos.

Neste capítulo, um dos temas mais controversos prende-se com a clarificação das situações em que o PS poderá organizar eleições primárias (abertas ao voto de cidadãos independentes) na escolha dos seus candidatos a cargos políticos externos, caso dos lugares de primeiro-ministro ou de presidente da câmara.

Na Comissão Nacional do PS deste sábado serão também aprovados um projeto de regulamento das próximas eleições diretas (apenas pelos militantes socialistas) para o cargo de secretário-geral, assim como uma proposta para que as eleições para as federações distritais socialistas se realizem nos dias 23 e 24 de março.

No que respeita às estruturas distritais, sabe-se já que o dirigente socialista Duarte Cordeiro vai candidatar-se à liderança da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, já que o atual presidente, o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, atingiu o limite de mandatos no exercício deste cargo.

Na ordem de trabalhos da reunião de hoje do órgão máximo do PS entre congressos estarão ainda a análise da situação política e vários pontos dedicados à apresentação, discussão e votação do Regulamento Geral do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas.

*Lusa / Foto: Miguel A. Lopes / Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

TOOLTO lança Solutioneer, nova plataforma para regularização de sinistros

A TOOLTO – Super Assistência, start-up portuguesa da área dos serviços de mobilidade e Insurtech, acaba de lançar a nova plataforma Solutioneer, que acelera...

EM TRÂNSITO – artes performativas para novos públicos Y A CAMINHO DO Y

O EM TRÂNSITO é um novo espaço de programação que concilia espetáculos referenciais da criação contemporânea com a formação de novos públicos,...

Covid-19: Restaurantes pedem às 308 autarquias autorização para esplanadas cobertas no inverno através da PRO.VAR

A Associação Nacional de Restaurantes PRO.VAR enviou hoje um pedido urgente a todas as câmaras municipais para que autorizem a utilização de...

Covid-19: PCP alega que há tentativa de regredir décadas em direitos com “novo normal”

O secretário-geral do PCP alegou hoje que a pandemia de covid-19 está a ser utilizada como pretexto para se tentar fazer regredir...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: