5.4 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 5, 2021
No menu items!
InícioNacionalUBI apresenta aplicações gratuitas para empresas agroalimentares

UBI apresenta aplicações gratuitas para empresas agroalimentares

Vão ser organizados dois workshops nos dias 28 e 29 de maio para dar a conhecer e mostrar como podem ser utilizados os programas informáticos

O sector agroalimentar português vai ter à disposição ferramentas informáticas gratuitas, criadas para ajudar a aumentar a produtividade/eficiência de processos, a eficiência energética e reduzir perigos e riscos, especialmente nos sectores dos produtos cárneos, lácteos, hortofrutícolas e de padaria/pastelaria.
No final de maio, nos dias 28 e 29, a Universidade da Beira Interior (UBI) abre as portas às empresas e a todos os interessados em conhecer estas ferramentas, organizando dois workshops para fazer a sua apresentação e explicar como podem ser utilizadas.
A participação é gratuita, mediante inscrição.
Os programas informáticos estão a ser desenvolvidos pelo projeto +Agro, um consórcio que é coordenado pela UBI e serão disponibilizados ainda este ano.
As ferramentas computacionais criadas são simples e expeditas, e pretendem ser uma mais-valia na produtividade e competitividade das empresas agroalimentares.
Foram desenvolvidas para colmatar as falhas e ineficiências detetadas durante a realização dos relatórios realizados no âmbito do +Agro e que descrevem a Gestão Organizacional, a condições de Segurança e Saúde no Trabalho e a Eficiência Energética no sector agroalimentar Português.
As ferramentas são de três grandes áreas: riscos, gestão empresarial e desempenho energético.
No plano da avaliação de riscos, permite identificar os perigos mais comuns e indicar soluções e procedimentos para minimizar os seus riscos.
Contribuem para a melhoria das condições de trabalho e do desempenho das empresas.
Estas ferramentas foram validadas pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), como Ponto Focal da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA). 
Quanto ao sistema integrado de gestão empresarial, é constituído por um software ERP – enterprise resources planning simplificado e adaptado às empresas do sector agroalimentar que permite gerir, numa única plataforma, os fluxos de materiais e as operações de uma empresa.
É baseado num sistema modular que pode ser facilmente adaptado às necessidades específicas de cada empresa.
Possibilita o acesso remoto para, por exemplo, colocação de encomendas por parte de vendedores. Integra, entre outros, módulos de compras, vendas (incluindo acompanhamento de clientes e propostas), gestão de stocks, planeamento e controlo da qualidade.
Gera, automaticamente, relatórios que podem ser utilizados na avaliação do desempenho.
No plano do desempenho energético, a ferramenta dará apoio à tomada de decisões neste campo, simulando o desempenho energético das empresas, identificação dos perfis de consumo energético das unidades industriais e apontará soluções e ações que contribuam para uma melhoria efetiva da eficiência energética.
A apresentação e capacitação das ferramentas e a sua utilização decorre nos dias no dia 28 e 29 de maio, pelas 14h00, na Departamento de Engenharia Eletromecânica, no Anfiteatro 8.01 (dia 28) e Anfiteatro 8.12 (dia 29).
O projeto +AGRO envolve um consórcio de seis instituições de Ensino Superior portuguesas (UBI, Universidade de Évora e os institutos politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Viana do Castelo) e uma associação do sector agroindustrial (InovCluster).
Está em execução desde outubro de 2016, com financiamento global superior a um milhão de euros, cofinanciado pelo Programa Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER, e destina-se a potenciar a competitividade de PME’s do sector agroalimentar através de melhorias ao nível da gestão organizacional, da eficiência energética e da SST.
Ficha de inscrição

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: