13.1 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioRegionalMutex recebe "Castelo Branco MODA’18"

Mutex recebe "Castelo Branco MODA’18"

Os designers Pedro Pedro e Hugo Costa, os manequins Luís Borges e Sofia Baessa e as peças inspiradas no Bordado de Castelo Branco serão as estrelas maiores do Castelo Branco Moda’18    
O desfile “Castelo Branco Moda’18” acontece, desta vez, nos Cebolais de Cima, no Museu dos Têxteis – MUTEX, um espaço com uma longa história associada ao têxtil e à moda.
Na apresentação do evento, Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, destacou a relação que a autarquia pretende estabelecer “entre o sector e as empresas criativas e o Museu dos Têxteis, e o reforço da dinamização que pretendemos fazer nas nossas freguesias”.
Com esta descentralização do evento, o Castelo Branco Moda’18 cumpre, segundo o autarca, os objetivos iniciais, mas também contribuiu para a coesão territorial, “que sempre foi política desta autarquia” frisou.
O autarca destacou as parcerias conseguidas através deste evento com a Dielmar, empresa da Região, que apresentará a nova coleção, com o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), através da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) e, desde a edição anterior, com Manuel Serrão, empresário há muito ligado à moda em várias vertentes.
O desfile, que se realiza no próximo dia 15, conta com a participação dos criadores Pedro Pedro e Hugo Costa (ex aluno da ESART), que apresentarão algumas peças das suas novas coleções e também os coordenados com a sua interpretação do Bordado de Castelo Branco, peças que tal como as anteriores ficarão a fazer parte do acervo da autarquia, no Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco.
Na passerelle estarão exclusivamente manequins profissionais, dois dos quais de topo e com experiência internacional: Luís Borges e Sofia Baessa.
Durante o desfile serão conhecidos os coordenados finalistas da 2ª edição do concurso nacional O Bordado de Castelo Branco na Moda, promovido pela autarquia albicastrense.
Os estudantes finalistas da Licenciatura em Design de Moda e Têxtil da ESART e dos Finalistas do Concurso PFN – Portuguese Fashion News, organizado pela Seletiva Moda, apresentarão também as suas coleções.
António Fernandes, Presidente do IPCB, considerou importante para os alunos da ESART a participação num evento com esta relevância nacional e internacional, “este será o contacto mais relevante para os alunos ,ao longo da sua formação académica, em contexto de trabalho”.
Manuel Serrão, um dos fundadores do Portugal Fashion deixou vários elogios à organização do evento que já o ano passado acompanhou.
“Venho aqui porque acho que é um evento que merece, que é bem feito e que o Interior ganha com este evento”, afirmou o empresário nortenho que destacou ainda o facto diferenciador de este desfile contribuir para a preservação do património cultural, neste caso o Bordado de Castelo Branco.
A organização do evento é da Câmara Municipal de Castelo Branco e Instituto Politécnico de Castelo Branco, em parceria com o Portugal Fashion, Associação Selectiva Moda,  ANJE e TJornal.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading