9.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioCultura“A Cultura Celta na Beira-Baixa” marcou a tarde em Monforte da Beira

“A Cultura Celta na Beira-Baixa” marcou a tarde em Monforte da Beira

A Real Associação da Beira Interior com apoio da Junta de Freguesia de Monforte da Beira, organizou uma palestra, no dia 17 de Junho, na Casa do Povo de Monforte da Beira.
O orador convidado foi o Tom Hamilton, que dedicou a sessão ao tema “A Cultura Celta na Beira-Baixa”.
Para além do orador, presentes a presidente da Junta de Freguesia de Monforte da Beira, Teresa Freire e o representante da Real Associação da Beira Interior, Luís Duque-Vieira.
Tom Hamilton, falou da sua ligação forte à Beira-Baixa, onde vive há cerca de 25 anos, além da sua paixão pelos povos pré-romanos e a Monforte da Beira.
Monforte da Beira tem a festa de São João Baptista, com ligações ancestrais ao paganismo, festa que terá cerca de 5000 anos.
A cultura Celta, está espalhada por Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Cornualha, País de Gales, Escócia, Irlanda e Irlanda do Norte.
O que se tem verificado com investigações no campo da ciência história, as origens britânicas vieram da Península Ibérica.
Livros de grande importância referem-se aos povos pré-romanos: História Geral de Portugal, Monarquia Lusitânia e Egitânia.
Os povos pré-romanos eram: lusitanos, vetões, cartaginenses, fenícios, berberes e hebreus.
Os vetões viveram na Beira-Baixa, era uma confederação tribal que se aliou aos lusitanos e aos cartagineses no combate frente a Roma.
Roma acabaria por derrotar os povos que viviam na Hispânia e dominar toda a região, pois eles cobiçavam o ouro, a prata, o bronze, o azeite, o vinho …
O cavalo está muito ligado aos vetões, a utilização do cavalo nas festas de São João Baptista estão relacionadas com o cavalo, as fogueiras também têm enorme importância.
Também outras representações dos vestígios celtas têm enorme importância além do cavalo: a porca de murça, o triskels e o adufo.
Os vestígios foram encontrados em Alcains, Idanha-a-Velha, Proença-a-Velha, Rosmaninhal, Monforte da Beira e São Miguel de Acha.
Três grandes personagens da história da Antiguidade foram um verdadeiro terror frente ao Império de Roma: Viriato, Aníbal Barca e Bodica.
Durante a palestra Tom Hamilton teve ajuda de João Nery na leitura de textos antigos e de Solange Branco como cantora, acompanhada à viola do orador.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading