10 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioCulturaMaçonaria homenageia Simões Coimbra em Fornos de Algodres sua terra natal

Maçonaria homenageia Simões Coimbra em Fornos de Algodres sua terra natal

José Eduardo Simões Coimbra, vai ser homenageado, sábado, dia 22 de Setembro na sua terra natal, Vila Chã, Fornos de Algodres, em cerimónia pública.
Oficial da Marinha, capitão-de-fragata, engenheiro naval, maçon, José Eduardo Simões Coimbra (1908-1996), foi Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano nos anos 80.
No mesmo dia apresenta-se o livro Simões Coimbra – Mistérios Antigos, Marinha, Maçonaria, do historiador Luís Vaz.

Simões Coimbra Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano nos anos 80 (capa do livro Simões Coimbra – Mistérios Antigos, Marinha, Maçonaria, do historiador Luís Vaz)

Iniciado em 1945 na Loja Simpatia e União N.º 4, o Comandante Simões Coimbra assumiu “riscos que poderiam fazer perigar a sua carreira e a sua vida” ao ser aceite numa das pouquíssimas oficinas que funcionaram clandestinamente durante a ditadura, recorda o biógrafo Luís Vaz. “A sua vida impoluta e prenhe de virtudes raras deve ser conhecida nas suas componentes profana e maçónica.”
Um dos nomes mais dignos da transição democrática de 1974, a ele deve-se, com outros Irmãos, a diligência para restituir ao Grande Oriente Lusitano, o Palácio Maçónico (Lisboa) no pós-25 de Abril.
Para João Soares, ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa e maçon, que presta um depoimento no livro de Luíz Vaz, Simões Coimbra “pertencia a um escol de militares, muito particularmente oficiais, da forte corrente republicana, e liberal, da Marinha Portuguesa, marcadamente influenciada pelos valores da Maçonaria, Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Era uma figura marcante, um homem alto de porte distinto, que assumiu de forma firme, mas sem exibicionismos, a sua fidelidade aos valores da Maçonaria e a sua pertença”.
O autor do livro o historiador Luís Vaz
O autor do livro o historiador Luís Vaz

A homenagem em Vila Chã passa pela visita à casa de família de Simões Coimbra e romagem à campa no cemitério local, com uma alocução de Luís Vaz.
O lançamento do livro é na Biblioteca Municipal Maria Teresa Gonzalez de Fornos de Algodres, com apresentação do historiador José Adelino Maltez e a participação de Manuel Fonseca (presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres), António Baptista Lopes (Âncora Editora) e do autor da obra.
 
Haverá uma intervenção final de um representante do Grande Oriente Lusitano.
O jantar de homenagem acontece no Hotel Mira Serra, Celorico da Beira.
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading