10.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioSem CategoriaSaúde em primeiro lugar no CCV da Floresta em Proença-a-Nova

Saúde em primeiro lugar no CCV da Floresta em Proença-a-Nova

O Centro Ciência Viva da Floresta recebeu, a 15 de Setembro, mais de uma centena de pessoas que colocaram a “Saúde em primeiro lugar” e participaram nesta iniciativa organizada pela União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, com o apoio do Município de Proença-a-Nova e do Centro Ciência Viva da Floresta.
Realizado pela primeira vez, o evento Saúde em Primeiro Lugar, correspondeu às expetativas do presidente da União de Freguesias, Pedro Lopes, que cumpriu os desafios lançados que eram “sensibilizar as pessoas para os cuidados a ter na prevenção de quedas e da diabetes, alertar para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis e para a importância de integrar o exercício físico no quotidiano e isso foi conseguido.
O sucesso desta iniciativa transmite a preocupação que as pessoas têm com a sua saúde.
A nossa missão é promover iniciativas como esta que vão ao encontro das necessidades das pessoas”, principalmente nas faixas etárias mais elevadas que caracterizam a maioria da população no concelho.
O auditório Mariano Gago foi pequeno para as pessoas que quiseram assistir às palestras durante a tarde, que começaram com Joana Simão e Inês Rodrigues que falaram sobre prevenção de quedas nos idosos, alertando para o fato de a probabilidade e o risco de uma pessoa sofrer uma queda aumenta com a idade e cerca de 20 a 30% daqueles que caem sofrem lesões que reduzem mobilidade e independência.
Ambas as terapeutas ocupacionais identificaram causas e apresentaram soluções fáceis de implementar como melhor iluminação, fixação de tapetes e objetos, colocação de corrimões, entre outras.
A diabetes foi outro dos temas abordados durante a tarde pela enfermeira Fátima Fidalgo, que desmitificando as causas, as consequências e apresentou soluções para prevenir esta doença, que é um dos problemas de saúde pública, que exige uma abordagem pluridisciplinar.
O nutricionista Rui Alves falou sobre alimentação saudável, onde destacou que, ao contrário do que parece, não é um assunto novo, pois as pessoas mais velhas já a praticavam e que no nosso concelho pelo fato de termos acesso aos produtos alimentares oriundos diretamente da horta, podemos e devemos manter essas boas práticas.
Entre as 11h e as 19h, foram avaliadas 162 pessoas no rastreio cardiovascular que incluiu tensão arterial, pulsação, saturação do oxigénio no sangue, glicemia, colesterol, perímetro abdominal, parâmetros de bio impedância, com a colaboração do médico Ricardo Pires, das enfermeiras Ana Filipa Alves e Cláudia Fernandes e do técnico de diagnóstico e terapêutica Carlos Dias.
Excesso de peso e elevado perímetro abdominal foram as principais patologias detetadas pelos técnicos de saúde que aconselharam e distribuíram folhetos informativos sobre alimentação saudável, diabetes, colesterol e hipertensão.
No rastreio de saúde visual, 5% das pessoas avaliadas apresentava uma pressão intraocular com necessidade de avaliação.
A optometrista Ana Jacinto observou mais de 60 pessoas a maioria com idade acima dos 65 anos, duas delas com alterações ao nível do nervo ótico e duas com alteração da área macular.
No caso do rastreio oral entre os principais problemas detetados pelo dentista Raunan Romanini foram placa bacteriana e problemas de gengiva.
No final, Rui Cardoso, professor de desporto do Município, desafiou os participantes a tornarem-se mais ativos com uma aula de ginástica sénior, seguida de um lanche saudável servido no Bar da Floresta.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading