6.4 C
Castelo Branco
Sábado, Abril 27, 2024
No menu items!
InícioNacionalLenço inspirado no Bordado de Castelo Branco premiado em concurso

Lenço inspirado no Bordado de Castelo Branco premiado em concurso

Margarida Lopo, aluna do Mestrado em Branding e Design de Moda, da Universidade da Beira Interior (UBI) e do IADE-UE, conquistou o segundo lugar no Concurso do Bordado de Castelo Branco.

A estudante inspirou-se nesta criação tradicional para desenvolver um lenço que concorreu na categoria “Calçado e Acessórios”. 

A aluna entende o Bordado de Castelo Branco como “uma arte com história, tradição e significado”.

Para realizar o trabalho que levou ao concurso inspirou-se na polinização das flores.

“A polinização serve de analogia à preservação do bordado, feito pelas bordadeiras e pessoas que o praticam informalmente, que vai ser ‘polinizado’ pelo designer, pelo apreciador e comprador, de modo a manter e enaltecer a sua existência, realidade, história e beleza”, explica Margarida Lopo.

Margarida Lopo (à esquerda)

A peça apresenta algumas flores e folhas, motivos tradicionais deste bordado, “por representarem a alegria, esperança e vida”, acrescenta a estudante.

A criação de um lenço deveu-se à intenção de “transportar algo tão rico para o dia a dia das pessoas de hoje, apelando tanto aos mais jovens (os que vão permitir a continuidade da tradição) como aos mais velhos (sábios da técnica que a mantêm e transpõem)”.

“Quando foi pensada a ideia, e porque frequento o Mestrado de Branding e Design de Moda, tive em mente um produto que fosse viável em termos de negócio como acessório de Moda, além da componente estética do produto e a sua função. Penso que resultou”, refere ainda Margarida Lopo.

O prémio do Concurso foi entregue no dia 15 de junho, durante o desfile dos vencedores, que decorreu na Fábrica da Criatividade, inserido no programa do evento Castelo Branco Moda’19.

Margarida Lopo recebeu o galardão, que incluía o valor monetário de 1.000 euros, das mãos da CEO da Dielmar, Ana Paula Rafael.

O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, com a parceria da Associação para o desenvolvimento da Raia Centro Sul, Associação para o Bordado de Castelo Branco, a ANJE, Porto Fashion Week e Associação Selectiva Moda.

A competição destinada a estudantes e diplomados em Design de Moda tem o objetivo de promover a utilização/aplicação do Bordado na moda, nas categorias de vestuário, acessórios e calçado.

O Júri foi constituído pelo Designer Júlio Torcato e um elemento de cada parceiro. 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading