10.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioNacionalEN238: Deputada do BE, Fabíola Cardoso, visita troço entre Cernache do Bonjardim...

EN238: Deputada do BE, Fabíola Cardoso, visita troço entre Cernache do Bonjardim e a ponte do Vale da Ursa

O Bloco de Esquerda visitou, no passado dia 28 de Dezembro, um troço da EN238, estrada nacional afectada por desmoronamentos e consequentes acidentes e cortes de via.

A visita contou com a presença de Fabíola Cardoso, deputada do Bloco na Assembleia da República e de dirigentes distritais do Bloco em Castelo Branco.

O Bloco anunciou que avançará com pedidos de reunião à Câmara Municipal da Sertã e a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, à Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, tal como a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, no sentido de unir esforços para ter uma posição conjunta sobre a necessária requalificação estruturante da estrada ao invés de remendos cirúrgicos.

Relembre-se que no mês de Novembro, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda já questionou o Governo no sentido de perceber se iria existir alguma requalificação na via.

A estrada Nacional 238 (EN238) é a principal ligação rodoviária entre os municípios da Sertã, Ferreira do Zêzere e Tomar.

A comitiva do Bloco de Esquerda com Fabíola Cardoso ao centro

Esta ligação tem sido afectada por inúmeros desmoronamentos, já desde 2014, altura em que o troço entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere foi afectado pelo desmoronamento de uma barreira, o que provocou o fecho da estrada durante dois meses.

Os autarcas também se têm manifestado nas Assembleias Municipais e CIM (Comunidade Intermunicipal) do Médio Tejo sobre a importância desta via, que consideram essencial para os seus municípios e que a população considera que a sua requalificação é essencial para o comércio local e turismo.

“Estas incidências causam prejuízos avultados aos utilizadores, nomeadamente às pequenas e médias empresas locais que têm que circular por estradas alternativas, o que aumenta os custos e o tempo de transporte. Ainda nas últimas tempestades os desmoronamentos são contínuos o que eleva a perigosidade da estrada”, refere o BE.

O Bloco de Esquerda já tinha questionado o Ministério das Infraestruturas e Habitação sobre os desmoronamentos e o perigo existente para a população, bem como se havia em marcha algum projecto de requalificação, no passado dia 23 de novembro.

 O Bloco considera que “as obras de reparação que se têm feito servem para resolver casos pontuais tal como a requalificação que foi anunciada na semana passada pelo Governo, porque a via continua a não beneficiar de quaisquer alterações estruturais, mesmo que se fale de uma requalificação estrutural desde 2008”.

“A degradação de muros que, nalguns pontos, suportam a estrada, acentua-se. E mantém-se o mau estado de conservação do pavimento, num percurso repleto de curvas muito apertadas e muito perigosas”, finaliza o comunicado dos bloquistas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading