9.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioRegionalContradanças revive tradições de Carnaval em Ródão

Contradanças revive tradições de Carnaval em Ródão

No próximo dia 23 de fevereiro, Domingo Gordo, pelas 17h30, o Campo de Feiras, em Vila Velha de Ródão, recebe a iniciativa “Contradanças de Carnaval”, um evento que procura reviver as tradições e hábitos festivos que noutros tempos se associavam a esta época e é dinamizado pela Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, em parceria com o Centro Recreativo e Cultural do Coxerro.

Realizado no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, trata-se de um ateliê temático de cultura que pretende dar a conhecer e reviver os hábitos festivos associados à época carnavalesca no concelho, onde não faltavam os bailes, os caqueiros, o jogo do pote ou enterro do Entrudo e dos compadres e comadres.

Cofinanciado pelo Portugal2020 e União Europeia, o objetivo do projeto Beira Baixa Cultural é criar eventos de animação cultural que promovam a visitação do território, a sua identidade, comunidade e cultura.

Paralelamente a esta iniciativa, ao longo do dia, decorre também no Campo de Feiras de Vila Velha de Ródão a tradicional Feira de Domingo Gordo, a que se junta, às 15h30, a realização do Desfile de Carnaval, organizado pela Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, em parceria com o CLDS-4G.

Dedicado igualmente ao tema das Tradições de Carnaval, no desfile podem participar as associações do concelho devidamente constituídas, que se devem apresentar sob a forma de um grupo único com um mínimo de 15 elementos.

No final do desfile, um júri constituído por representantes da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e do CLDS-4G, avaliará os concorrentes tendo em conta a alusão ao tema, a originalidade e criatividade e a interatividade com o público, sendo atribuídos prémios aos três primeiros classificados.

A inscrição no Desfile de Carnaval é gratuita e obrigatória, devendo ser realizada através de uma ficha disponibilizada no site da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão (www.cm-vvrodao.pt), que deve ser entregue até dia 17 de fevereiro, no Gabinete de Ação Social, na Biblioteca Municipal.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading