10 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioRegionalAEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa presta apoio às empresas durante...

AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa presta apoio às empresas durante a Pandemia

Em março, a Organização Mundial da Saúde definiu a doença Covid-19 como pandemia e desde então, a escalada do surto obrigou muitas empresas a reorganizarem-se, adotando novas formas de trabalho. Foi o caso da AEBB que perante as circunstâncias decidiu colocar os seus colaboradores em regime de teletrabalho, continuando a assegurar na sua quase totalidade os seus serviços de apoio ao tecido empresarial.

O período crítico que atravessamos e perante o fortíssimo impacto na atividade empresarial, a missão da AEBB no apoio aos seus associados que tem sido intensa e permanente, procurando informar e esclarecer sobre dúvidas específicas, mantendo um diálogo constante com os empresários e assumindo o papel de interlocutor com as diversas entidades com poder de atuação no atual quadro de crise económica e social.

Recorrendo às novas tecnologias, A AEBB lançou vários serviços e iniciativas de apoio:

– informação constante sobre medidas lançadas pelo governo para mitigar o impacto sobre as empresas e legislação especifica, enviada aos seus associados através de newsletters com uma periodicidade quase diária;

– Informação útil nas mais variadas matérias sobretudo de índole económica e empresarial, atualizada diariamente através da rede social facebook;

– através do site www.aebb.pt disponibiliza o acesso aos vários serviços, nomeadamente:

  • assessoria técnica sobre medidas de apoio empresarial, facilitando comunicação e informação com as entidades competentes, nomeadamente Segurança Social, Autoridade Tributária, IEFP, e instituições financeiras e bancárias;
  • apoio jurídico e técnico, prévio à tomada de decisões relacionadas com processos de acesso às medidas extraordinárias lançadas pelo Governo, nomeadamente situações de “crise empresarial”;
  • serviços de apoio e aconselhamento em matéria de internacionalização;
  • Espaço/link específico, onde as empresas podem colocar questões, dúvidas e pedidos de informação.

A AEBB realizou ainda 3 inquéritos dirigidos ao tecido empresarial com o objetivo de avaliar o impacto da pandemia COVID-19 na atividade das empresas da região.

Este contacto permanente tem permitido centralizar a informação sobre a real situação e numa conjugação de esforços com entidades competentes que regularmente nos tem solicitado atualização de informação, aferir soluções e identificar medidas que venham de encontro às necessidades prementes do tecido empresarial.

Pode consultar online a análise de resultados da última consulta em www.aebb.pt.

A par destes novos serviços prestados, a AEBB mantem a sua normal atividade de apoio aos seus associados, desenvolvendo de forma intensa os projetos co-financiados pelo PT2020, nos diversos domínios de intervenção.

Assim, perante as adversidades, o desenvolvimento das atividades tiveram que ser readaptadas e ajustadas de modo a manter a eficácia da intervenção.

É o caso dos projetos de formação-ação (projeto MOVE) e de apoio ao empreendedorismo (projeto ‘Get in Business’), com a componente de consultoria e formação a ser ministrada à distância com sucesso, mantendo desta forma o apoio técnico e a capacitação das empresas envolvidas.

Também o impacto sentido pelas empresas com o Covid19, levou a AEBB a reestruturar a sua intervenção, conjugando os domínios de atuação dos projetos com a necessidade de reajustes, introduzindo novas dinâmicas/estratégias que ajudem a ultrapassar este período de estagnação e de enorme preocupação para muitas empresas do setor do Turismo que participam no projeto ‘Melhor Turismo 2020’.

Importa aqui referir que os dois últimos projetos referenciados mantêm as inscrições abertas para novas empresas em www.aebb.pt (separador ‘Projetos – A decorrer’):

Projeto ‘Get in Business’: visa incrementar o empreendedorismo de qualidade e potenciar oportunidades de negócio mais dinâmicas e inovadoras induzindo a geração de novas ideias e novas empresas;

Projeto de formação-ação ‘Melhor Turismo2020’: visa promover a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos recursos humanos em domínios relevantes. As empresas do setor do turismo encontram nesta iniciativa a possibilidade de se qualificarem no domínio do Turismo Sustentável, através da obtenção da certificação BIOSPHERE, atribuído pela Biosphere Responsible Tourism.

Ainda nos mesmos moldes, a AEBB também está a preparar um plano de oferta formativa à distância, a desenvolver de forma autónoma ou em parceria, identificando novas abordagens que respondam às necessidades prementes dos empresários.

Fale connosco:

Telf.: 272 340 250 | 961 037 946

E-mail: sonia.azevedo@aebb.pt

Todos juntos pela região!

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading