6.4 C
Castelo Branco
Sábado, Abril 27, 2024
No menu items!
InícioCulturaÁlvaro Siza Vieira ilustra novo livro de poesia de Gonçalo Salvado

Álvaro Siza Vieira ilustra novo livro de poesia de Gonçalo Salvado

O novo livro de poesia de Gonçalo Salvado intitulado Quando a Luz do Teu Corpo Me Cega será ilustrado, com desenhos originais, feitos a propósito, por um dos ícones da cultura portuguesa: Álvaro Siza Vieira, nome cimeiro da arquitectura mundial e um dos portugueses mais conhecidos e admirados no estrangeiro cuja fama e êxito é global, distinguido em 1992 com o Prémio Pritzker (o equivalente na arquitectura a um Prémio Nobel) e com o prémio Mies van der Rohe, entre muitos outros de igual relevância.

Além de arquitecto ímpar Álvaro Siza Vieira é exímio desenhador, comum traço inconfundível, expressão artísticaque sempre praticou como provam os desenhos com que ilustra agora apoesia de Gonçalo Salvado

O livro será editado pela RVJ Editores, editora de Castelo Branco, encontrando-se já em fase de realização, e terá duas edições, uma delas especial, em Braille, composta por uma selecção de poemas e incluindo um desenho de Siza Vieira gravado em relevo (com a colaboração da ACAPO) ambas as edições apoiadas pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova. A obra deverá ser apresentada por Maria João Fernandes.

Gonçalo Salvado e Álvaro Siza Vieira

Está ainda prevista a ediçãode duas serigrafias a partir de dois desenhos reproduzidos no livro eeditadas e patrocionadas pelo Centro Português de Serigrafia (CPS), de Lisboa, numeradas e assinadas por Álvaro Siza Vieira.

Prevista estátambém uma terceira ediçãoespecialem formato delivro/garrafa, com selecção de alguns poemas, uma edição da Lumen (antiga A 23 Edições) em colaboração com a Quinta dos Termos e ilustradaigualmente com desenhos de Álvaro Siza Vieira.Esta edição especialinsere-se numa coleção de poesia, dirigida por Gonçalo Salvado, única no panorama editorial português, cujas obras surjem em original formato livro/garrafa, uma conjugação que pretende dar forma à relação simbólica e milenar entre o vinho e a poesia.

Uma exposição dos desenhosdo arquitecto/artista Álvaro Siza Vieira, que ilustram a obra, estará patente na Galeria Municipal de Proença-a-Nova coincidindo com o primeirolançamento do livro de Gonçalo Salvado e de Álvaro Siza Vieira,em data a definir.

O título da obrafoi retirado de um poema de Gonçalo Salvado presente no seu livro Outra Nudez (2014) ilustrado com desenhos do escultor João Cutileiro: “Só verdadeiramente vejo/quando a luz do teu corpo/ me cega.”Este poema que dá o título a este novo livro de Gonçalo Salvado resume, por assim dizer, a filosofia de toda a obra e arte poética do autor.

Acerca da poesia de Gonçalo Salvado, pronunciou-se o próprio arquitecto, Álvaro Siza Vieira, que refere a transparência, a essencialidade e o rigor a ela associadas: “Gosto muitíssimo da sua poesia. Tentarei aproximar-me com os meus desenhos da essencialidade com que com tanto rigor ‘esculpe’ com as palavras”.

Gonçalo Salvado nasceu em 1967, em Lisboa onde reside, tendo passado toda a sua infância e a sua juventude em Castelo Branco. Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, tem vindo a assumir-se como um poeta exclusivo do amor, do erótico e do feminino.

Publicou quinze livros de poesia e inúmeras antologias de temática amorosa. Em 2013, a União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro atribuiu-lhe, pelo conjunto da sua obra poética, o Prémio literário Sophia de Mello Breyner Andresen. 

Presentemente, está a organizar para a Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, a exposição “Beija-me com os beijos da tua boca – O Cântico dos Cânticos – a partir da coleção do poeta Gonçalo Salvado”, exposição bibliográfica e iconográfica sobre o célebre poema de amor bíblico, a primeira realizada em Portugal, grande influência da poesia do autor.

A exposição será constituída por mais de uma centena de obras pertencentes à sua vasta coleção privada sobre esta temática, enriquecida com outras provenientes do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal e de outras instituições. 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading