13.1 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioNacionalAHRESP propõe ao Governo Programa de Capitalização para empresas do Canal HORECA

AHRESP propõe ao Governo Programa de Capitalização para empresas do Canal HORECA

No dia em que se assinala a reabertura dos estabelecimentos de restauração e bebidas, a AHRESP propõe ao Governo um Programa com 11 medidas essenciais para a capitalização das empresas da restauração e bebidas e do alojamento turístico (Canal HORECA).

A pandemia COVID-19 está a provocar efeitos dramáticos em toda a economia mundial e Portugal não é exceção.

As atividades da restauração e bebidas e do alojamento turístico são das mais afetadas com todas as ações restritivas que têm vindo a ser implementadas, colocando as empresas do Canal HORECA em graves dificuldades, na sua esmagadora maioria com “faturação zero” desde 22 de março.

Perante o encerramento da atividade nestes últimos 2 meses, as soluções de apoio disponibilizadas pelo Governo, à exceção do layoff simplificado, basearam-se em moratórias, pagamentos faseados, e concessão de créditos, que apenas criaram mais endividamento, para um futuro próximo de total incerteza quanto à viabilidade das nossas atividades.

Face a todo este cenário, a AHRESP considera que são necessárias medidas rápidas e eficazes, com o objetivo de permitir liquidez nas tesourarias das empresas do Canal HORECA.

De forma a permitir a recuperação neste importante setor da economia nacional, que garante mais de 320 mil postos de trabalho, com impacto em mais de um milhão de habitantes, a AHRESP propõe hoje ao Governo um Programa de Capitalização para Empresas do Canal HORECA.

Esse Programa, composto por 11 medidas, procura garantir a sobrevivência das empresas e a manutenção dos postos de trabalho.

As principais medidas apontam para um regime especial de LayOff simplificado, para a aplicação da taxa reduzida de IVA nos serviços de alimentação e bebidas, para a isenção da TSU a cargo das empresas, para a redução das rendas não habitacionais, entre outras.

A AHRESP considera ser previsível que a retoma destas atividades ocorra num período longo, e que atendendo às várias restrições presentes, as empresas do Canal HORECA não terão a sua viabilidade assegurada.

Torna-se assim absolutamente necessário o recurso às medidas que agora ao Governo se propõe, e que se terão de manter num alargado período de tempo.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading