13.6 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioRegionalNa celebração dos 264 anos da Região Demarcada do Douro, IVDP distingue...

Na celebração dos 264 anos da Região Demarcada do Douro, IVDP distingue projetos inovadores

A excelência dos vinhos do Porto e Douro foi celebrada na 7.ª edição do Port Wine day, evento promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP), que contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Tiago Russo, da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e de inúmeros profissionais do setor vitivinícola.
 
As distinções “Douro + Sustentável”, deste ano, foram atribuídas a Tiago Alves de Sousa, enólogo da empresa Alves de Sousa, na categoria Enologia, à Quinta do Crasto, na categoria Viticultura, à Fladgate Partnership, na categoria Enoturismo, e a Bulas Cruz, na categoria Revelação.
 
O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Tiago Russo, referiu que “a singularidade e a relevância da Região Demarcada do Douro tem importância reconhecida na agricultura, economia e história portuguesa, e que se deve ao sucesso da boa gestão, e à excelência da criação dos vinhos e capacidade de valorização e comercialização dos produtos…”.
 
Por sua vez, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, salientou que “10% dos visitantes vem a Portugal para conhecer o enoturismo e a excelência do vinho português”, destacando ainda a importância do projeto que visa a especialização em enoturismo e em vinhos do Porto e do Douro, realizado em parceria com o IVDP, e que já formou 650 profissionais.
 
Gilberto Igrejas, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP), salientou que “é encorajadora a resiliência que os números dos vinhos do Douro e do Porto nos evidenciam no mercado internacional. Esta comemoração pretendeu assinalar os que de forma mais marcante se distinguem. As Distinções Douro+Sustentável que atribuímos são igualmente exemplo da vitalidade do setor. Premeiam projetos ambiciosos e inovadores, não podendo deixar de destacar a energia, a vitalidade e o dinamismo com que todos, à sua dimensão, colocam ao serviço de uma região e do país, internacionalizando a marca Portugal…”.

O evento decorreu no Restaurante Antiqvvm, antigo Solar do Vinho do Porto, com uma ementa harmonizada com vinhos do Douro e do Porto, idealizada pelo Chef Vitor Matos, premiado com uma estrela Michelin.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading