6.4 C
Castelo Branco
Sábado, Abril 27, 2024
No menu items!
InícioInternacionalCIMBB integra projeto europeu na área da proteção civil

CIMBB integra projeto europeu na área da proteção civil

Os desastres e os riscos não conhecem fronteiras.

Uma grande parte dos desastres naturais, mas também aqueles de origem tecnológica, apresentam riscos transfronteiriços.

Do mesmo modo, as suas implicações económicas, ambientais e sociais não têm fronteiras políticas definidas.

Estas preocupações, entre outras razões, levaram à constituição de uma equipa de trabalho ibérica da qual fazem parte as entidades Meteogrid (Espanha) (coordenadora do projeto), Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (Portugal), Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (Portugal), Servicio de Prevención y Extinción de Incêndios Florestales de Extremadura (INFOEX) (Espanha), Universidade de Aveiro (Portugal) e Universidad Politécnica de Cataluña (Espanha).

Este grupo de trabalho preparou uma candidatura ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil da União Europeia onde, entre outras iniciativas, se financiam projetos para avaliação e análise de riscos transfronteiriços.

Com este enquadramento surgiu e foi aprovado para financiamento o projeto VESPRA –Vulnerable Elements in Spain and Portugal and Risk Assessment que tem como principal objetivo a melhoria dos mecanismos locais e regionais de gestão de riscos transfronteiriços.

O projeto VESPRA tem como propósito criar um sistema de avaliação e análise das vulnerabilidades transfronteiriças na sequência de processos de recolha de dados, avaliação e impacto dos mesmos no território.

Este objetivo contribuirá para a melhoria da gestão de emergência, para o apoio à decisão e para o aprofundamento da colaboração institucional entre entidades de países que partilham uma mesma fronteira.

A área transfronteiriça que abarca a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e a Região Autónoma da Extremadura Espanhola integra o caso de estudo do projeto que compreende os perigos de incêndio florestal, os eventos meteorológicos extremos e os acidentes industriais.

A candidatura foi aprovada com um valor total de investimento de 782 812.54€ (com um valor de apoio de 665 390,67 €) com cofinanciamento do programa Prevention Projects in Civil Protection do Mecanismo Europeu de Proteção Civil da União Europeia.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading