7.8 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Novembro 27, 2020
No menu items!
Início Nacional “Ecologia: desafios e perspetivas”, com Jorge Paiva e Pedro Bingre do Amaral,...

“Ecologia: desafios e perspetivas”, com Jorge Paiva e Pedro Bingre do Amaral, abre ciclo “Verde Contínuo” na Biblioteca Geral da UC

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) promove, a partir da próxima semana, o ciclo de tertúlias “Verde Contínuo”, com o objetivo de trazer à discussão as temáticas da ecologia, da sustentabilidade e da urgência da preservação do meio ambiente, com a presença de alguns dos principais especialistas nacionais nestas matérias.

A primeira sessão, “Ecologia: desafios e perspetivas”, está agendada para terça-feira, dia 27, com a participação dos professores Jorge Paiva (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) e Pedro Bingre do Amaral (Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra).

Nesta tertúlia inaugural do ciclo “Verde Contínuo”, agendada para as 18h00, na BGUC, vão estar em debate o papel do homem enquanto poluidor e fator de alteração dos ecossistemas, os efeitos que as alterações climáticas exercem sobre a fauna e a flora locais, de que forma as ruturas no equilíbrio ambiental já se fazem sentir, o que é necessário para revertê-las ou travá-las, e o que se pode esperar para as próximas décadas.

As inscrições na sessão são gratuitas, mas obrigatórias (devido à lotação limitada do espaço) e deverão ser feitas através do endereço https://forms.gle/FoipkdLszYtG8EFb6 (que permite também o registo para assistir online, através da plataforma Zoom):

As sessões seguintes do ciclo “Verde Contínuo” estão igualmente agendadas. A 12 de novembro, às 18h00, vai decorrer a tertúlia “Pegada ecológica: pouco a pouco faz-se muito”, com a participação de Francisco Ferreira e João Joanaz de Melo (ambos docentes da Universidade Nova de Lisboa).

As inscrições podem ser feitas através do endereço https://forms.gle/m219v6x9qHGhXpJH8.

As edições seguintes ficam marcadas para 2021. Para 5 de maio, está programada a projeção de um episódio do programa “Biosfera”, seguida de um período de debate e de uma visita ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), com o acompanhamento de Ana Cristina Tavares, diretora-adjunta do JBUC, e Jorge Paiva.

Por fim, o ciclo encerra a 26 de maio, com a tertúlia “Alterações climáticas: e agora?”, com a presença de Filipe Duarte Santos, professor da Universidade de Coimbra.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Turismo Centro de Portugal apresenta Lugares Património Mundial na Bienal Ibérica de Património Cultural

AR&PA 2020 realiza-se até sábado de forma virtual O Turismo Centro de Portugal está presente, a partir de hoje e...

Covid-19: INEM tem 18 profissionais infetados e 39 de quarentena

O INEM tem 18 profissionais infetados com o novo coronavírus e 39 em isolamento profilático, o registo mais elevado desde o início...

Quinta do Regueiro, distinguido como produtor do ano, lança nova colheita do Regueiro Barricas 2019

A celebrar 21 anos, o pequeno produtor a produzir vinhos gigantes, apresenta novo vinho e várias sugestões de presentes para este...

Estão abertas as candidaturas à Bolsa Nacional para projetos de investigação em Microbiota

Prazo termina a 17 de dezembro Estão abertas, até ao dia 17 de dezembro próximo, as candidaturas à 2.ª...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: