9.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioNacionalDocente da ESART–IPCB vence prémio dos Historiadores da Arte

Docente da ESART–IPCB vence prémio dos Historiadores da Arte

Ricardo Silva, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), é um dos vencedores dos Prémios APHA/Millennium José-Augusto França 2019, tendo sido galardoado na categoria de Melhor Tese de Doutoramento.

Na edição de estreia da iniciativa, que se pautou pela diversidade temática e cronológica das propostas a concurso, a Associação Portuguesa de Historiadores da Arte procurou promover e distinguir trabalhos científicos de excelência no domínio da História da Arte realizados em Portugal nos segundo e terceiro ciclos de estudo do ensino superior.

Defendida em 2018 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL), onde Ricardo Silva se doutorou em História – História da Arte, a investigação está subordinada ao tema “O paradigma da Arquitectura em Portugal na Idade Moderna. Entre o Tardo-Gótico e o Renascimento: João de Castilho, o Mestre que amanhece e anoitece na obra”.


Ricardo Silva

Centrando-se num dos pilares da arquitetura tardo-gótica e do Renascimento no território português, o professor adjunto do IPCB propõe uma releitura da obra e universo artístico de João de Castilho, fazendo-o à luz de documentação original e dos novos valores historiográficos.

Nesse sentido, analisa os vários edifícios onde o mestre ibérico marcou presença, nomeadamente Mosteiro dos Jerónimos e Convento de Cristo, procurando reconhecer a sua identidade, soluções estruturais, tecnologia construtiva, modelos e formas arquitetónicas.

Ricardo Silva é licenciado em História – História da Arte e mestre em Arte, Património e Restauro com a dissertação “Abóbadas Tardo-Medievais em Portugal: tipologias e concepção”, em ambos os casos pela FL-UL, onde foi investigador do ARTIS – Instituto de História de Arte.

Participou em projetos como os Frescos da Beira Interior, levado a cabo na ESART, onde leciona desde 2003.

Entre outras temáticas, tem realizado estudos e investigações sobre a arquitetura do período tardo-medieval e do primeiro renascimento em Portugal, sendo autor de artigos relacionados com o tardo-gótico peninsular.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading