5.8 C
Castelo Branco
Domingo, Janeiro 17, 2021
No menu items!
Início Regional Festival Arrebita, que teve edição em Idanha, ganha Grande Prémio de Gastronomia

Festival Arrebita, que teve edição em Idanha, ganha Grande Prémio de Gastronomia

O festival de gastronomia Arrebita Portugal, que viajou até ao concelho de Idanha-a-Nova, em outubro deste ano, ganhou o Grande Prémio de Gastronomia 2020, atribuído pela Academia Portuguesa de Gastronomia.

O Arrebita Idanha Bio consistiu na segunda e mais recente edição do festival itinerante Arrebita Portugal.

O evento desafiou, no dia 3 de outubro, 25 dos principais chefs portugueses a cozinharem entre os fósseis e moinhos do Parque Icnológico de Penha Garcia e, no dia seguinte, na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, entre ruas, edifícios e ruínas arqueológicas com mais de dois mil anos.

Criado e organizado pela Amuse Bouche especialmente para o contexto da pandemia COVID-19 – em plena conformidade com as normas de segurança da Direção Geral da Saúde e do Governo –, o festival de gastronomia Arrebita Portugal tem como missão estimular o sector da restauração, a economia, o comércio e os produtores locais, assim como o turismo nacional.

Arrebita Idanha Bio (José Avillez) ©Gonçalo Villaverde

“A Amuse Bouche desafiou-nos a realizar a segunda edição do Arrebita Portugal, e nós juntámos ao evento a temática biológica e da sustentabilidade. Tivemos 25 grandes referências da gastronomia portuguesa a promover os produtos da Bio-Região de Idanha e o nosso território UNESCO. Parabéns à Amuse Bouche, na pessoa dos promotores do festival, Ana Músico e Paulo Barata, por este merecido prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia”, afirma Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

O Arrebita Portugal conta até ao momento com duas edições.

A primeira teve lugar em Portimão,entre 21 e 23 de agosto de 2020, e a segunda foi o Arrebita Idanha Bio, que se realizou nos dias 3 e 4 de outubro, com o foco na sustentabilidade.

José Avillez, Alexandre Silva, Rui Paula,José Júlio Vintém e Marlene Vieira, só para citar alguns grandes nomes da cozinha nacional, uniram-se a dezenas de produtores regionais e a conceituados chefs locais para criar uma proposta de sucesso e com apertadas regras de segurança.

*Fotos: ©Gonçalo Villaverde

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: