10.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioNacionalHangar do grupo Hi Fly para manutenção de aviões no aeroporto de...

Hangar do grupo Hi Fly para manutenção de aviões no aeroporto de Beja já funciona

O hangar da empresa Mesa para manutenção de aviões no aeroporto de Beja foi inaugurado e começou a funcionar na terça-feira, após um investimento de 30 milhões de euros, divulgou hoje o grupo proprietário.

Em informações prestadas à agência Lusa, o grupo Hi Fly referiu que o hangar recebeu a aprovação do aeroporto de Beja no dia 08 deste mês e na terça-feira entrou o primeiro avião, um Airbus A321 CS-TRJ da companhia aérea Hi Fly, para o primeiro trabalho de manutenção.

Trata-se de uma modificação de cabine, que deverá decorrer até ao fim de semana, precisou o grupo, indicando que o hangar está também a realizar tarefas de manutenção de linha e “outras atividades já estão programadas para a próxima semana, com a entrada de outro avião para substituição de motores”.

Em comunicado enviado hoje à Lusa, o grupo Hi Fly indicou que o hangar, que “será uma instalação de referência” em Portugal, tem capacidade para acolher aviões de grande porte, nomeadamente os modelos Airbus A319, A320, A321, A330, A340 e A350.

Segundo o grupo, o hangar, que ocupa uma área 9.500 metros quadrados, também tem “espaço para realizar trabalhos de manutenção em até três aeronaves em simultâneo” e, “se necessário”, a equipa terá capacidade para operar “24 horas por dia, sete dias por semana”.

O hangar vai servir para fazer manutenção da frota de aviões Airbus da companhia Hi Fly, que também pertence ao grupo e, desde 2016, usa o aeroporto de Beja para estacionamento e manutenção de linha dos seus aviões.

A nova infraestrutura, que é composta por oficinas, armazém, escritórios e instalações de formação e de apoio, também vai servir para fazer manutenção de aviões de vários modelos Airbus de outras companhias aéreas que têm contratos com a Mesa.

“Beja é um local privilegiado para a manutenção de aeronaves”, sublinha o presidente do grupo Hi Fly, Paulo Mirpuri, citado no comunicado.

Segundo Paulo Mirpuri, com a “capacidade adicional” criada com o hangar da Mesa, o grupo espera “não só acompanhar o forte crescimento da frota da Hi Fly, mas também atrair novos clientes, sobretudo da Europa e [de] África”.

“É um grande projeto para o grupo e estamos ansiosos por dar as boas-vindas à nossa frota nesta infraestrutura fantástica”, afirma.

Segundo o grupo, durante os próximos três anos, a Mesa prevê criar 150 postos de trabalho para técnicos “treinados para a realização de uma abrangente gama de trabalhos de manutenção relacionados com a manutenção de linha/base”.

“A Checks”, “C Checks”, atualizações e modificações do interior de cabine, substituição do motor e do trem de aterragem, testes hidráulicos, correção de defeitos e solução de problemas e modificações programadas são alguns dos trabalhos de manutenção de aviões que podem ser feitos no hangar.

Com a abertura do hangar, frisou o grupo, os técnicos da Mesa deixaram de estar “condicionados aos horários de funcionamento” do aeroporto e passaram “a ter um espaço que lhes permite trabalhar protegidos das intempéries e com todas as comodidades necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho”.

A abertura do hangar permitiu “uma maior flexibilidade em todo o processo da logística e transportes”, porque está situado no lado terra do aeroporto de Beja e “este é um aspeto muito importante nos prazos relacionados com as intervenções nas aeronaves”.

No passado mês de setembro, Paulo Mirpuri disse à Lusa que o hangar iria começar a funcionar “por fases” e em primeiro lugar com manutenção de linha e base.

A atividade do hangar irá aumentar “progressivamente”, disse, referindo que a nova infraestrutura começa por criar 40 postos de trabalho.

No entanto, a Mesa prevê criar 150 postos de trabalho “durante os próximos três anos”, mas este objetivo “dependerá de uma variedade de fatores” e “irá acompanhar o crescimento da atividade” no hangar e “o número de pessoas que forem sendo formadas”, frisou.

A Mesa pretende alargar em 3.000 metros quadrados as oficinas de apoio e armazenamento à volta do hangar, adiantou Paulo Mirpuri, referindo tratar-se de um investimento “previsto para 2022”.

Paulo Mirpuri explicou que a Mesa decidiu construir o hangar em Beja porque, atualmente, é “o único” aeroporto português que “pode acomodar todos os tipos de aeronaves” que constituem a frota da Hi Fly e “tem espaço disponível” para estacionamento de aeronaves e instalação de hangares.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading