14.4 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 25, 2021
No menu items!
Início Internacional Covid-19: Morreu o coreógrafo do tango argentino Juan Carlos Copes

Covid-19: Morreu o coreógrafo do tango argentino Juan Carlos Copes

O bailarino e coreógrafo argentino Juan Carlos Copes, conhecido pela participação no filme “Tango”, de Carlos Saura, morreu ontem, aos 89 anos, em Florida, Buenos Aires, na sequência de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, anunciou a família.

Nascido na capital argentina, em 31 maio de 1931, Juan Carlos Copes foi pioneiro no estabelecimento do tango como expressão coreográfica própria, a partir da tradição popular, estabelecendo o chamado “Tango Escenario”, que levou a dança aos principais palcos internacionais.

Copes foi o coreógrafo de Astor Piazzolla (1921-1992), o impusionador do Novo Tango, para a ópera “María de Buenos Aires”.

Concebeu igualmente as coreografias de tango para o filme de Carlos Saura.

Com a bailarina Maria Nieves, sua companheira de vida, Juan Carlos Copes formou o par conhecido como “Fred Astaire e Ginger Rogers do tango”, que dançou durante mais de quatro décadas.

A história de ambos foi retratada no filme “O Nosso Último Tango”, de German Kral, estreado nas salas de cinema portuguesas em 2018.

“Ele brilhou sob as luzes da Broadway e foi aplaudido na Europa”, escreveu o Ministério da Cultura da Argentina, na sua página oficial no Twitter, numa reação à morte do bailarino e coreógrafo.

A Associação ProTango Argentina, por seu lado, destacou o trabalho de Juan Carlos Copes como “formador de gerações de artistas”, que levou “espetáculos inovadores de tango” ao mundo inteiro.

“O meu pai brilhará para sempre entre as estrelas e na história do tango”, escreveu Johana Copes, filha do coreógrafo e também bailarina, que acompanhou o pai nos últimos anos da sua carreira.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: