13.6 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioNacionalDiplomado em Engenharia Informática no IPCB publica em revista científica internacional

Diplomado em Engenharia Informática no IPCB publica em revista científica internacional

José Paulo de Almeida Amaro, diplomado em Engenharia Informática pela Escola Superior de Tecnologia do IPCB, publicou o artigo “Autonomous Robot Path Construction Prototype Using Wireless Sensor Networks” na revista científica internacional Advances in Science, Technology and Engineering Systems Journal (ISSN: 2415-6698).

Orientado pelos docentes João Caldeira e Vasco Soares, o trabalho resulta do projeto de fim de curso e teve por objetivo descrever a implementação de um protótipo para validar e avaliar o conceito de uma rede de sensores sem fios extensível, via cooperação entre nós móveis.

O uso de redes de sensores sem fio (RSSF) pode ser uma contribuição valiosa em situações de desastre ou exploração com risco de vida.

Usando robôs móveis sem fios, é possível explorar vastas áreas sem intervenção humana.

Capa da Revista científica internacional Advances in Science, Technology and Engineering Systems Journal

No entanto, a cobertura da rede sem fios, que pode manter os robôs móveis ligados à estação base / gateway, é uma limitação importante.

Considerando essa limitação, foi criado um protótipo de RSSF usando robôs móveis (considerando-os como elos de ligação à rede e extensores da própria rede) que cooperam entre si com o objetivo de alcançar a maior distância possível mantendo a cobertura da rede.

A avaliação de desempenho do protótipo foi realizada em ambiente real, tendo alcançado resultados que foram considerados muito promissores.

O artigo encontra-se disponível para consulta em https://astesj.com/v06/i01/p19.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading