6.4 C
Castelo Branco
Sábado, Abril 27, 2024
No menu items!
InícioNacionalPrémio Vicente Jorge Silva: quando a criatividade e o design celebram a...

Prémio Vicente Jorge Silva: quando a criatividade e o design celebram a verdade do jornalismo e a excelência da língua portuguesa

No dia em que se celebrou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e num momento que, talvez como nunca, a verdade e a liberdade jornalística assumem-se, como nunca, valores de garantia não só da informação como também da democracia, o Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva entra em contagem decrescente para a receção de todas as candidaturas e histórias que levam mais longe o jornalismo e os jornalistas. 

Esta iniciativa da INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda tem como principal objetivo a distinção de trabalhos que reforcem os diferentes estilos jornalísticos da imprensa escrita, seja através da investigação, da reportagem ou da análise, contribuindo para uma sociedade mais informada.

Cada segundo está a contar até 15 de junho na plataforma e website premiovicentejorgesilva.pt que conta com a criatividade, design e estratégia de comunicação da The Ad Store Portugal.

A inspiração e o ponto de partida da agência que integra a maior rede internacional de agências independentes foi o legado do jornalista Vicente Jorge Silva, cujo estilo único se reflete nas cores sólidas e demarcadas, bem como a obra de Henrique Cayatte que não só colaborou com o jornalista como também é o autor do troféu a entregar às candidaturas vencedoras.

Mas também a linguagem, a língua portuguesa e todos os elementos que a compõem.

“Foi um desafio que aceitámos e em que mergulhámos imediatamente. O jornalismo e a liberdade de expressão são valores que na indústria criativa defendemos e abraçamos todos os dias. E o ponto de partida já era tão rico que a nossa equipa de design e estratégia rapidamente definiu não só uma identidade forte como também uma estratégia de comunicação e de marketing digital que é igualmente forte pela sua abordagem minimalista e sobretudo centrada no que importa: as histórias dos jornalistas que todos os dias nos revelam o mundo.”, refere Valdemar Pires, CMO & Fundador da agência.

O plano de comunicação digital e social media apostou nos testemunhos de diversas referências do jornalismo nacional que ou colaboraram com o jornalista Vicente Jorge Silva ou que identificam na sua atividade o legado e a inspiração.

Para Valdemar Pires, O design e a criatividade têm uma grande, gigante responsabilidade: materializar ideias, dar forma a palavras e desafiar a todos os que com ela tomam contacto a ousar pensar diferente, livremente e sem tabus. E quando em causa está a materialização de uma linguagem tão essencial quanto o jornalismo e uma língua tão rica como a portuguesa, então essa entrega tem de ser ainda maior. Acredito que todos os que descobrem a plataforma e o plano de comunicação que desenvolvemos para este prémio reconhecem essa entrega. Foi essa a nossa missão enquanto agência para o Prémio Vicente Jorge Silva.”

Toda a informação sobre o Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva da INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda está disponível em  premiovicentejorgesilva.pt.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading