9.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioRegionalPólo do Observatório do Envelhecimento na Região Centro terá sede no Politécnico...

Pólo do Observatório do Envelhecimento na Região Centro terá sede no Politécnico da Guarda

O IPG está orientado para “apoiar a definição de políticas públicas de apoio ao envelhecimento ativo, assim como de políticas para enfrentar os problemas sociais e de saúde com que a população mais idosa se irá deparar no futuro próximo”, afirma o seu presidente, Joaquim Brigas. O pólo do Observatório do Envelhecimento no Politécnico da Guarda terá, segundo a secretária de Estado da Ação Social,Rita Mendes, “inegável relevância para os territórios do Interior e para uma parte significativa das suas comunidades”.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG será a sede na Região Centro do Observatório Nacional do Envelhecimento.

O anúncio foi feito hoje, 12 de janeiro, pelo coordenador da rede nacional do Envelhecimento Ativo, Nuno Marques, durante a assinatura do acordo adesão do AgeInFuture – Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável do Interior da Região Centro – ao Observatório Nacional do Envelhecimento(ver Acordo em anexo).

“O envelhecimento da população acentuar-se-á nas próximas décadas e terá um impacto significativo na vida das pessoas e do país, afetando o crescimento económico, os cuidados de saúde e a coesão social e do território”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Instituto Politécnico da Guarda.

“Pelo trabalho científico e conhecimento que se tem vindo a produzir nesta matéria, e pela colaboração direta com unidades de saúde e instituições do setor social, o Politécnico da Guarda está muito bem posicionado para apoiara definição de políticas públicas de apoio ao envelhecimento ativo,assim como de políticas para enfrentar os problemas sociais e de saúde com que a população mais idosa se irá deparar no futuro próximo”.

O AgeInFuture é a nova estrutura dinamizada pelo Instituto Politécnico da Guarda, pela Universidade da Beira Interior e pelos politécnicos de Castelo Branco e de Viseu para criar melhores condições de vida aos idosos. Na assinatura do protocolo de adesão do AgeInFuture ao Observatório Nacional do Envelhecimento a secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, afirmou que esta iniciativa terá um papel de “inegável relevância para os territórios do Interior e para uma parte significativa das suas comunidades”.

A partir de agora o AgeInFutureirá ficar associado à estratégia do Observatório Nacional do Envelhecimento e terá como objetivo fazer uma avaliação regular dos indicadores do envelhecimento em Portugal, assim como de propor medidas de intervenção para os enfrentar e alterar.

“Esta parceria irá permitir unir recursos e conhecimento do Observatório Nacional do Envelhecimento e do AgeInFuture para promover o envelhecimento ativo e saudável em todo o país, em particular nas regiões do Interior ainda mais envelhecidas”, afirma Joaquim Brigas. “É urgente criar medidas eficazes para que os idosos possam ser úteis e sentirem-se saudáveis, seguros e com uma participação quotidiana na sociedade”.

O Politécnico da Guarda tem desenvolvido várias iniciativas para melhorar a qualidade de vida da população idosa: projetos de investigação sobre o bem-estar e a atividade física da população idosa; formação nas áreas do envelhecimento ativo e da educação social; cursos e ações de formação para recursos humanos que trabalham em lares e em instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

“Enquanto unidade de ensino superior com quatro escolas e múltiplos cursos, o Politécnico da Guarda está hoje e, de há alguns anos a esta parte, orientado para a promoção de soluções inovadoras para desenvolver a economia associada ao envelhecimento da sociedade, bem como para contribuir para o aumento do número de anos de vida saudável da população do Interior e da população de todo o país”, afirma o presidente do Instituto Politécnico da Guarda. Segundo Joaquim Brigas, “a pandemia da Covid-19 veio mostrar a importância central que têm as políticas de envelhecimento ativo, uma vez que são estas que permitem às pessoas mais velhas manterem um estilo de vida seguro e saudável mesmo quando têm de reduzir a sua circulação e as suas interações sociais”.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading