9.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioInternacionalDocente da UBI colabora como Perito Estrangeiro em universidade chinesa

Docente da UBI colabora como Perito Estrangeiro em universidade chinesa

João Castro Gomes foi convidado para implementar uma agenda de investigação, inovação e formação na Universidade Politécnica de Henan.

João Castro Gomes, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA), vai cooperar, como Perito Estrangeiro, com a Universidade Politécnica de Henan, na China.

O convite surgiu no âmbito do “Plano de Recrutamento de Peritos Estrangeiros de Alto Nível” (High-end Foreign Experts Recruitment Plan), uma iniciativa do Governo Chinês.

O “Plano de Recrutamento de Peritos Estrangeiros de Alto Nível” é um programa implementado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia Chines, desde 2019, com o objetivo de introduzir na China uma bolsa de especialistas em áreas-chave prioritárias, de modo a contribuir para o desenvolvimento da inovação científico-tecnológica do país.

O Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (FE-UBI) estará envolvido no projeto “Using tailings and industrial solid waste to prepare alkaline activated cementitious materials”, que decorrerá durante o ano de 2022.

“O meu trabalho como perito será desenvolvido com a Professora Shuqiong Luo e o investigador Lei Yang, da Universidade Politécnica de Henan. Consistirá na implementação de uma agenda de investigação, inovação e formação na universidade, com impacto na região e com a participação da indústria”, explica João Castro Gomes, acrescentando que “essa agenda visa o desenvolvimento de materiais por co-utilização de resíduos de minas e industriais, com ativação alcalina, para aplicação em múltiplos setores da economia”.

A Henan Polytechnic University é uma antiga Escola de Minas de Carvão de Jiaozuo, assumindo-se como uma universidade mineira na cidade de Jiaozuo, da província de Henan.

Foi criada em 1909 pelo British Syndicate Co. Ltd. e é a universidade mineira mais antiga da China. Nas áreas de engenharia, ciência dos materiais e química, a Henan Polytechnic University está no top 1% do ranking ESI (Essential Science Indicators – Web of Science Group – Clarivate).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading