8 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 28, 2022
No menu items!
InícioInternacionalPiaget arrecada 3º prémio europeu de saúde para a prevenção do cancro

Piaget arrecada 3º prémio europeu de saúde para a prevenção do cancro

Prémio de Saúde da União Europeia

O Instituto Piaget arrecadou o terceiro prémio dos EU Health Award – 2021, com o projeto “Dar Palco à Saúde”, na categoria de instituições de ensino.

Os vencedores deste prestigiado prémio europeu de saúde na área de prevenção do cancro e saúde mental foram revelados em Bruxelas, durante a reunião anual da Plataforma de Política de Saúde da União Europeia.

O projeto “Dar Palco à Saúde” é promovido pelo Instituto Piaget, através da sua unidade de investigação em educação e intervenção comunitária, a RECI, em colaboração com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S/Ipatimup).

Prémio de Saúde da UE

Envolve ainda um conjunto de escolas do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

O projeto utiliza a técnica do Teatro-Fórum como metodologia de transformação social para melhorar a literacia dos jovens sobre o cancro e o seu pensamento crítico.

Isto já depois de, numa fase anterior, se ter procedido a uma extensa caracterização das perceções, conhecimentos e comportamentos de centenas de jovens relacionados com a prevenção do cancro.

O Prémio de Saúde da União Europeia premiou várias iniciativas de destaque levadas a cabo por organizações não governamentais e instituições de ensino que procuram promover a comunicação e a literacia em saúde sobre a prevenção do cancro entre crianças e jovens (dos 6 aos 24 anos), bem como iniciativas comunitárias destinadas a aliviar o impacto da Covid-19 na saúde mental.

O objetivo do prémio, instituído pela Comissão Europeia, é sensibilizar para o papel vital que aquele tipo de entidades desempenha no reforço da democracia participativa e da cidadania ativa na saúde pública.

No total, foram apresentadas 110 candidaturas de 15 países da União Europeia, tendo a Comissão Europeia eleito os vencedores, onde se inclui o Instituto Piaget, com base nas iniciativas pré-selecionadas e avaliadas por um júri composto por elementos da Comissão e peritos externos.

O prémio atribuído ao Instituto Piaget, no valor de 12 mil euros, será integralmente aplicado na operacionalização do projeto “Dar Palco à Saúde”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: