7.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
No menu items!
InícioCulturaAtividades Literárias em Outubro na Alma Azul

Atividades Literárias em Outubro na Alma Azul

Idanha-a-Nova – Castelo Branco – Castelo Novo – Coimbra – Beja

Várias parcerias marcam o mês de outubro na Alma Azul, produtora de atividades culturais com sede em Alcains.

Associação Ajidanha, Fundação Manuel Cargaleiro, Biblioteca Municipal Eugênio de Andrade, Galeria Santa Clara e Biblioteca Municipal José Saramago de Beja, são os parceiros de um mês que se destacam como os centenários do nascimento de Agustina Bessa-Luís e de José Saramago, Prémio Nobel da Literaturaem1998.

No dia 2, domingo, a Alma Azul participa do Festival de Teatro Ajidanha, com a dinamização de uma Conversa sobre o tema: “Descobrimentos e a Arte de Navegar”, em que participa o escritor João Morgado.

“Ponte Ibérica” é uma produção Alma Azul que será apresentada na Biblioteca da Fundação Manuel Cargaleiro, em Castelo Branco, no dia 9 de outubro, domingo, às 16 horas; para assinalar o Dia Nacional de Espanha (12 de outubro); e que se inspira no poema de Sophia de Mello Breyner Andresen “Meditação do Duque de Gândia Sobre a Morte de Isabel de Portugal”.

Isabel, filha de D. Manuel I, e Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico pelo seu casamento com Carlos V; foi umas das mulheres mais belas e cultas do século XVI, e que Ticiano imortalizou em retrato; será a protagonista da Ponte Ibérica de outubro, em Castelo Branco.

No dia 11, a Sessão Literária “A Bagagem do Viajante e Viagem a Portugal de José Saramago” é apresentada em Castelo Novo, numa parceria com a Biblioteca Municipal Eugênio de Andrade.

Um Passeio Literário em Coimbra marcará o Centenário do Nascimento de Agustina Bessa-Luís, no dia 15, sábado, entre 16 e 18 horas.

A Ponte Pedonal Pedro e Inês e a Galeria Santa Clara serão os cenários desta iniciativa produzida especialmente para assinar os dados do centenário do nascimento da autora de “Adivinhas de Pedro e Inês” e “Dentes de Rato”, livros utilizados na produção do Passeio Literário Azul Alma de outubro.

André Osório e seu livro “Observação da Gravidade”, da editora “Guerra e Paz”, são as protagonistas do fim da tarde do dia 27, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, em mais uma sessão de “Há Poesia no Jardim”, dinamizada pela Azul Alma em parceria com o Município de Beja.

O mês de outubro contará ainda com uma sessão na Biblioteca Municipal de Benavente, dedicada a José Saramago; e com o início da produção de uma edição especial de Clepsydra, comemorativa do centenário do nascimento de Eugênio de Andrade.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: