10 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioRegionalPenamacor recebe comitiva da Universidade de Salamanca em cooperação com o Município...

Penamacor recebe comitiva da Universidade de Salamanca em cooperação com o Município do Fundão

O Município de Penamacor recebeu, nos dias 26 e 27 de novembro, uma unidade de investigação de 27 alunos e professores da Universidade de Salamanca das áreas de antropologia e de desenvolvimento regional.

Esta visita ao território foi realizada no âmbito das aulas práticas da Licenciatura em Antropologia daquela instituição de ensino superior e desenrolaram-se dentro do protocolo de colaboração que o Município do Fundão tem assinado com a Universidade, tendo a Câmara fundanense decidido alargar as atividades ao território do concelho de Penamacor, devido ao bom relacionamento de cooperação entre ambas as edilidades.

Do programa constou, no dia 26, uma visita à freguesia de Benquerença, com a apresentação do “Quadro Vivo do Linho: A produção do Linho: o Antes e o Agora” e uma atuação do Grupo de Cantares Sete Vozes de Vila Fernando, e uma visita ao Vale da Senhora da Póvoa, com uma visita a um lagar de produção de azeite.

Já no dia 27, decorreram visitas ao Museu Municipal e à Casa da Memória da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches, em Penamacor, e à freguesia de Aranhas, onde decorreu um almoço de recriação do Bodo local.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, é muito importante que estes territórios científicos assumam uma transversalidade que unifique as fronteiras administrativas.

O autarca considera que este eixo cultural entre o Fundão, a Cova da Beira, a Raia e Penamacor é fundamental para a afirmação da nossa identidade cultural, tal como o reforço da cooperação transfronteiriça com instituições de ensino, seja com a Universidade de Salamanca ou com a nossa Universidade da Beira Interior.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading