9.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioNacionalWebinar da AADIC “Insuficiência Cardíaca em Portugal – Quantos somos?”

Webinar da AADIC “Insuficiência Cardíaca em Portugal – Quantos somos?”

Vai abordar a importância do estudo PORTHOS para avaliar a prevalência desta doença na população portuguesa

13 de dezembro, às 21h00, com transmissão através do Facebook e Site

No próximo dia 13 de setembro, a partir das 21h, a AADIC – Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca realiza uma sessão online subordinada ao tema “Insuficiência Cardíaca em Portugal – Quantos Somos?”, através de uma transmissão exclusiva na sua página de Facebook e Site.

Este webinar conta com as participações de: Rui Baptista, cardiologista, coinvestigador do Estudo PORTHOS; Susana Ramalho, engenheira, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Serpa; e Liliana Ribeiro, Assistente Técnica da UCSP Serpa – ULS do Baixo Alentejo. A moderação está a cargo da Dra. Maria José Rebocho, cardiologista e membro do conselho técnico-científico da AADIC.

Falar sobre a importância de estudar e determinar a prevalência da Insuficiência Cardíaca na população portuguesa, para melhor compreender a epidemiologia e com isto projetar melhores decisões clínicas, cuidados e políticas de saúde, é o principal objetivo deste webinar promovido pela AADIC.

Na sua intervenção, Rui Baptista, coinvestigador do Estudo PORTHOS, vai falar sobre a relevância deste projeto, que é o maior rastreio gratuito para estudar a prevalência real e caracterizar clinicamente a IC em Portugal.

A iniciativa está, atualmente, a percorrer o nosso país para avaliar o número de pessoas (prevalência) que sofrem de IC.

Sobre este tema e para apresentar uma perspetiva mais próxima das populações, Susana Ramalho vai fazer uma reflexão sobre o papel dos municípios para contribuir para o avanço da ciência médica e melhorar a saúde da comunidade; enquanto Liliana Ribeiro vai falar sobre a importância da UCSP Serpa-ULSBA na proximidade aos utentes.

De relembrar que o último estudo de prevalência realizou-se há mais de 20 anos e a comunidade médica tem baseado o desenvolvimento do seu trabalho em projeções feitas no início do século.

Na época, estimou-se que possam existir atualmente cerca de 400 mil portugueses com Insuficiência Cardíaca, com a perspetiva deste número vir a sofrer um aumento de 30 por cento até 2034.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading