10.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioRegionalPROENÇA-A-NOVA: Município conta com 12 novos Oleões Smart Solar S+ em vários...

PROENÇA-A-NOVA: Município conta com 12 novos Oleões Smart Solar S+ em vários pontos do concelho

O concelho de Proença-a-Nova dispõe de 12 Oleões Smart Solar S+ em várias localidades para a recolha de óleo alimentar usado.

Os novos contentores foram colocados junto a ecopontos já existentes – para recolha de papelão, plástico / metal e vidro – nas seguintes localizações: Rua de S. Gens (Moitas), Rua do Vale do Linho (Peral), Rua do Parque (São Pedro do Esteval), Largo da Devesa e Estrada da Isna (Sobreira Formosa) e na Rua Londrina, Rua do Pinhal, Rua Manuel Martins d’Évora, Rua Alfredo Lopes Tavares, Rua de Santa Cruz (junto aos Correios), Rua da Atamolha e Rua Vila Melhorada (em Proença-a-Nova).

Este tipo de oleões, com a tecnologia Smart Solar S+, tem sensores que detetam o estado de enchimento dos recipientes, sendo posteriormente recolhido pela HARDLEVEL – Energias Renováveis, S.A., empresa licenciada para o efeito que foi responsável pela instalação dos oleões no âmbito da parceria estabelecida com o Município.

Para reciclar óleo alimentar usado, aconselha-se a coloca-lo frio dentro de uma garrafa de plástico e a colocar a garrafa cheia e devidamente fechada dentro destes oleões.

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, os óleos alimentares usados podem ser valorizados em produtos como biodiesel e sabão, sendo por isso essencial proceder à sua recolha seletiva e encaminhamento para destino adequado.

Quando indevidamente descarregados para o esgoto, os óleos alimentares usados provocam problemas nos sistemas de tratamento de águas residuais, podendo constituir um grave problema ambiental.

Além disso, um litro de óleo doméstico deitado no ralo da banca da cozinha chega a contaminar de uma só vez 1 milhão de litros de água, o suficiente para a sobrevivência de uma pessoa até aos 40 anos.

1000 litros de óleos alimentares usados permitem produzir entre 920 a 980 litros de biodiesel, combustível que apresenta índices de emissão de dióxido de carbono que podem ser 80% mais baixos do que os que são emitidos ao utilizar gasóleo.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading