10 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioDesportoProjunior Porto & Matosinhos – Quadro de competição conhecido para a 1ª...

Projunior Porto & Matosinhos – Quadro de competição conhecido para a 1ª etapa do Junior Tour

O Projunior Porto & Matosinhos realiza-se nos próximos dias 15 e 16 de Abril no Porto e em Matosinhos, naquela que é a primeira etapa do Junior Tour 2023, o circuito nacional que define os campeões nacionais sub-20.

Os melhores juniores nacionais vão rumar ao Norte de Portugal para darem o tiro de partida desta competição composta por três etapas e que irá passar também por Viana do Castelo (13 e 14 de Maio) e Santa Cruz (29 e 30 de Julho).

O quadro de competição das rondas iniciais já se encontra disponível, sendo que a chamada para o 1º dia de prova encontra-se planeada para as 7h30 de sábado na Praia Internacional do Porto (a confirmar junto da organização no dia anterior).

Destaques Ronda 1 – Masculino
Eliminatória 6: Francisco Mittermayer x Matias Lopes x Igor Silva x Santiago Graça
Eliminatória 7: Martim Nunes x Gui Carvalho x Kekoa Hummel x Zé Champalimaud
Eliminatória 9: Tiago Stock x Leonardo Silva x Joaquim Chaves x António Bandeira

Destaques Ronda 1 – Feminino
Eliminatória 2: Maria Salgado x Sofia Matos x Miriam Julião x Carolina Marques
Eliminatória 3: Érica Máximo x Matilde Pinto x Maria Dias x Ana Lima

O Junior Tour engloba a elite da nova geração do surf português, numa plataforma competitiva que reúne os mais novos em fase imediatamente anterior à carreira sénior e assim antes de se afirmarem nos palcos principais, tanto nacional como internacionalmente.

Junior Tour – Galeria de Campeões
2022 – Martim Nunes & Érica Máximo
2015 – Tomás Fernandes & Carolina Mendes
2014 – Tomás Fernandes & Teresa Bonvalot
2013 – Francisco Alves & Ana Sarmento
2012 – Francisco Alves & Carina Duarte 2010 – Vasco Ribeiro & Carina Duarte

2009 – Frederico Morais & Francisca Santos

Sendo uma competição que segue os padrões de idades da World Surf League, depois de alguns anos de interregno onde internacionalmente a competição esteve dedicada aos surfistas de até 18 anos, o Júnior Tour regressou às praias portugueses em 2022 com Martim Nunes e Érica Máximo a sagrarem-se campeões nacionais, sucedendo assim a alguns nomes que atualmente lideram o surf português como Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Tomás Fernandes, Francisco Alves, Teresa Bonvalot ou Carolina Mendes.

Martim Nunes – Campeão Nacional Projunior 2022

Foi muito bom alcançar este título na minha carreira porque nunca o tinha conquistado. Vi o meu esforço recompensado. Consegui mostrar o meu surf nas duas etapas do circuito e foi importante para as provas seguintes da Liga MEO Surf e nos Projuniores europeus. Para esta etapa do Porto vou focado no meu surf e quero competir bem, mas não estou a pensar no resultado ou no título. Quero controlar aquilo que consigo e mostrar bom surf.”

Érica Máximo – Campeã Nacional Projunior 2022

Foi muito importante conquistar o título de campeã nacional Projunior. Nunca tinha sido campeã nacional e isso foi um enorme boost de confiança para os campeonatos que se seguiram. Provou que somos capazes de vencer atletas que por vezes são melhores ou mais reconhecidos. Senti que desde então houve um maior reconhecimento das pessoas em relação ao meu surf e isso deixa-me feliz. Agora vou para o Porto para surfar boas ondas e defender o meu título“.

O Projunior Porto & Matosinhos vai contar com uma coorganização da Onda Pura com Associação Nacional de Surfistas e faz parte da lista de eventos que integram o Porto e Matosinhos Wave Series 2023.

Marcelo Martins – Organização Wave Series e Projunior Porto & Matosinhos

“É sempre muito bom receber esta prova do Junior Tour, que traz às ondas do Norte os melhores atletas sub-20 vindos de todo o país. Para além de ser uma prova importante de qualificação nesta categoria, é um incentivo para os atletas mais jovens para se continuarem a superar e prosseguirem o seu trabalho de treino e preparação neste desporto, para melhorar continuamente o seu nível. É também um importante fator de motivação para os treinadores e para as equipas, que podem mostrar o seu trabalho e a evolução dos seus atletas.”

Toda a ação do Projunior Porto & Matosinhos poderá ser acompanhada em direto através de sistema de livescores em ansurfistas.com, assim como nas demais plataformas institucionais da Associação Nacional de Surfistas.

Integrada no cartaz do Porto&Matosinhos Wave Series 2023, a primeira etapa do Junior Tour é uma prova organizada pela Onda Pura Surf Center e pela Associação Nacional de Surfistas, com a colaboração das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Esta prova tem o patrocínio da Gold Energy, da 58 Surf, da Ramirez, da Solinca, da Vitalis, do MEO, da Presto Pizza, do Edifício Transparente e do Hospital de Santa Maria – Porto.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading