9.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioRegionalBombeiros Voluntários de Oleiros – 75 anos ao lado da população!

Bombeiros Voluntários de Oleiros – 75 anos ao lado da população!

A 7 de outubro de 2023 a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros vai comemorar as “bodas de diamante”: 75 anos ao serviço da população deste concelho, uma data redonda que tem vindo a ser assinalada desde o início do ano e que continuará a ser lembrada ao longo dos próximos meses, através de várias iniciativas que envolvem toda a comunidade.

Para além de uma campanha massificada pelo concelho para angariar mais associados, está ainda a ser promovida uma angariação de fundos que poderá acontecer através do apadrinhamento de salas no Quartel, da aquisição de azulejos no Mural da Associação – ilustrado na fotografia –, de donativos diversos ou até da consignação de 0.5% do IRS.

Albino Coelho Caldeira, Presidente da Direção da AH dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, refere que faz todo o sentido celebrar esta data com “pompa e circunstância”.

“Estamos na liderança desta casa há nove anos e, em termos de gestão, os mais recentes mandatos permitiram-nos ter ações muito importantes para os nossos bombeiros. Requalificámos e remodelámos o nosso quartel, bem como a secção de Orvalho, adquirimos o maior número de veículos não só de socorro, mas também de combate a incêndios”, começou por dizer.

Esta que é a principal entidade em matéria de emergência e proteção civil do concelho, tem atualmente 36 funcionários, o Corpo de Bombeiros é composto por cerca de 100 operacionais no Quadro Ativo e 70 no Quadro de Honra.

Este 75.º aniversário também é festejado com os olhos postos no futuro, como perspetiva Albino Coelho Caldeira.

“Cativar e atrair os jovens a seguirem esta carreira é uma das nossas preocupações principais a longo-prazo. O Comando tem feito um grande esforço nesse sentido, abrindo os cursos necessários para tal. A título de exemplo, no último curso, registou-se a entrada de 26 novos bombeiros, o que para um concelho desertificado, é realmente uma proeza e estão por isso de parabéns pelo trabalho efetuado”, concluiu.

No âmbito destas comemorações, está a decorrer no Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA) um concurso de desenhos feitos pelos mais jovens, para que posteriormente possam ser divulgados.

Em data a definir mais tarde irá ser patente uma exposição de fotografia, que deverá ser acolhida não só no Multiusos das Devesas Altas, mas também no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiros.

Até ao momento já têm sido levadas a cabo visitas às freguesias, com desfiles da Fanfarra e contacto direto com as populações mais isoladas, algo que terá continuação nas próximas semanas

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading