9.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioCulturaCompetições internacionais de cinema geram entusiasmo no Médio Tejo

Competições internacionais de cinema geram entusiasmo no Médio Tejo

O Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR, organizado pela Centro de Portugal Film Commission (CPFC), promove anualmente um concurso muito original, onde só entram os melhores: o ART&FACTORY. Trata-se de uma competição criativa em que cineastas oriundos de distintos países são desafiados a produzir um filme, sem orçamento, com escassos recursos logísticos e em tempo recorde: 7 dias!

O entusiasmo é o combustível da competição, e os seus resultados têm sido excepcionais. Os vencedores do ART&FACTORY 2022 foram os filmes “Start Again”, da Eureka Films do Brasil, e “Catching the wind”, da Outcrop Productions do Japão. São dois filmes originais que promovem o Médio Tejo através do olhar exterior de cineastas de outros países.

Após a consagração dos dois filmes na Gala de Prémios do Festival ART&TUR, em Ourém, em outubro passado, a Centro de Portugal Film Commission inscreveu-os em diversos festivais internacionais, e eis que começam a surgir boas notícias:

  • O filme “Catching the Wind with Médio Tejo” foi nomeado para um prémio no Festival Indiano de Islampur/Raigang Balurghat International Film Festival, a realizar-se no dia 28 de Maio na cidade de Siliguri, na Índia
  • Os dois filmes “Catching the Wind with Médio Tejo” e o “Start Again”, estão ambos nomeados como Finalistas no Festival Crown Wood International Film Festival a realizar-se no dia 3 a 6 de Agosto na cidade de Georgia no Reino Unido.
  • “Catching the Wind with Médio Tejo” e “Start Again” passaram ambos à fase de Semi-Finalistas no Festival de Cinema de Nova Iorque (New York Cinematography Awards Film Festival) a realizar-se no dia 14 de novembro na Big Apple.

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Centro de Portugal Film Commission, esperam ver o seu esforço recompensado nos palcos internacionais do cinema de turismo, fazendo juz ao potencial do trabalho realizado no ART&FACTORY pelos produtores.

*Foto de capa: Diretor do Festival ART&TUR (esquerda) com Bruno Nishino
e Marco Calábria da Eureka Films Brasil

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading