20.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 28, 2020
No menu items!
Início Nacional Soares é fixe…

Soares é fixe…

Passa hoje um ano sobre a morte de Mário Soares.

Não posso pois, deixar passar em branco, o momento para falar sobre o combatente anti fascista, o lutador pela democracia, o combatente da Liberdade, o governante e o estadista que foi, um dos fundadores do Partido Socialista.

José Lagiosa

Privei alguns anos com Mário Soares, entre 1974 e 1979, enquanto dirigente da JS e do PS na secção de Moscavide, primeiro e como Coordenador Político para o Alentejo e Algarve do PS, função à época que, para além de muita responsabilidade, era muito trabalhosa sob o ponto de vista físico e psíquico.

Aprendi com ele muitos dos valores democráticos que ainda hoje orientam a minha vida.

Lutei com muitos outros milhares de portugueses, pela defesa da Liberdade, tanto na Fonte Luminosa, como em tantos dos lugares por onde passou a campanha às eleições legislativas de 1976.

Foram 11.000 quilómetros, sem estradas ou auto estradas da qualidade de que disfrutam hoje os automobilistas portugueses, acompanhando o homem que, sem medo, dono de uma coragem impressionante, haveria anos mais tarde de conduzir Portugal à Europa.

Mário Soares era um exemplo, para nós, hoje sexagenários, à data jovens à procura de construir um país onde todos respirassem liberdade, sem medos, sem opressão, mas com muita esperança.

Aprendi com ele e com a sua forma de pensar, a ser mais responsável, politicamente corajoso mas acima de tudo a tornar-me um ser humano responsável, democrático, alegre e convicto.

Como ele, assumo a minha condição de republicano, socialista e laico, aliás, assumir o que somos e o que sentimos, foi algo mais que aprendi com o Homem, o Político e o Estadista Mário Soares.

E hoje, passado um ano, não poderia deixar de lhe prestar mais uma homenagem, porque para além de tudo, o que Mário Soares representa, nunca deixarei de me lembrar que Soares foi fixe!

Melhor, Soares é fixe, porque para mim, como para milhares de portugueses, o homem, o político, o ser humano que ele foi, continua vivo nos nossos corações.

*José Lagiosa, diretor do beiranews.pt

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Pavilhão gimnodesportivo da ESE-IPCB com cobertura reparada

Os presidentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), António Fernandes, e do município albicastrense, José Augusto Alves, estiveram de visita às...

EUA/Eleições: Jornal Washington Post declara apoio ao democrata Joe Biden

O jornal de referência Washington Post declarou hoje o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar...

Leiria: Entrega do galardão Empresa Gazela 2019 no dia 2 de outubro

Dado o atual contexto de pandemia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) não realizará este ano, como habitualmente,...

Museu do Fundão premiado pelo Ibermuseus

O “Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, do Fundão foi a único museu português a ser distinguido na  11ª edição do Prémio Ibermuseus de Educação pelo...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: