22.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 29, 2020
No menu items!
Início Cultura Nuno Caravela esteve na Sertã com o seu “Bando das Cavernas”

Nuno Caravela esteve na Sertã com o seu “Bando das Cavernas”

Biblioteca Padre Manuel Antunes encheu para receber um dos mais mediáticos escritores infantis da atualidade

Rocha Mota, Fernando Homo Sapiens ou Calhau Lopes.
Os nomes e apelidos podem soar estranhos aos menos iniciados mas para milhares de crianças portuguesas, que já mergulharam no imaginário criado pelo escritor Nuno Caravela na série “O Bando das Cavernas”, estas personagens são familiares e facilmente identificáveis como Rosa Mota, Carlos Lopes ou Fernando Pessoa, respetivamente.
Nuno Caravela e as suas loucas personagens pré-históricas, que enchem os livros da série “O Bando das Cavernas”, estiveram, no passado dia 7 de abril, na Biblioteca Padre Manuel Antunes, na Sertã.
No segundo piso da biblioteca e com um cenário a rigor, onde não faltaram diversos adereços da Idade da Pedra, como um carro da época movido a ‘força de pés’, Nuno Caravela foi recebido entusiasticamente pelas quase oito dezenas de pessoas, entre adultos e crianças, que ali se deslocaram.
O ambiente de época estava criado e para início de festa, um grupo de 12 crianças encenou excertos de dois dos seus livros, encarnando algumas das personagens, em verdadeiro espírito pré-histórico.
Nuno Caravela, que é atualmente o escritor português mais mediático junto do público infantil e com livros a somarem edições sucessivas, agradeceu a receção e falou sobre a sua obra, sintetizando o seu percurso literário e abordando os motivos que o inspiram para a criação destas e de outras histórias.

Um público infantil manteve uma atenção militante durante a sessão

Os enredos verdadeiramente originais cruzam locais tão improváveis como o Aeródromo de Calhaus Rubros (Aeroporto Francisco Sá Carneiro – Porto) e personagens inesperadas como Ualte Dizz Nei (Walt Disney).
As crianças presentes mostraram-se muito interessadas e não deixaram de colocar diversas questões ao autor, que com os 20 volumes de “O Bando das Cavernas” já vendeu quase 300 mil exemplares, só em Portugal.
Esta série, criada em 2012, tem conquistado os mais novos e para breve estão na forja mais aventuras do bando, onde figuram personagens como o Tocha, Ruby, Menir, Kromeleque, Tzick ou o Sabre.
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Banco de Terras atribui primeira exploração a um pastor

No âmbito do “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro” e do Banco de Terras para pastores promovido pela COAPE – Cooperativa Agro-pecuária dos...

Presidente do Município reconhece apoio das farmácias à comunidade durante a pandemia

O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, visitou esta sexta-feira, a Farmácia Xavier Gomes, no Orvalho.

Investigador da UC distinguido com prémio internacional

João Peça, investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), foi distinguido com o “IBRO 2020 Early...

Ponto de Vista… por António Justo

Ursula von der Leyen, a Presidente da União Europeia, médica, mãe de sete filhos, que para proteger as gravidezes não bebia álcool...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: