6.4 C
Castelo Branco
Sábado, Abril 27, 2024
No menu items!
InícioCulturaPenamacor implementa projeto piloto de “Filosofia para Crianças”

Penamacor implementa projeto piloto de “Filosofia para Crianças”

O Município de Penamacor está a implementar um projeto piloto designado “Filosofia para Crianças”. Os destinatários são os alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches

O Gabinete de Ação Social e Educação do Município de Penamacor, com a colaboração do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, está a realizar, no presente ano letivo, um projeto designado “Filosofia para Crianças”.
Este é um programa educativo que tem como principal objetivo colocar em prática a arte de pensar de uma forma criativa, crítica e afetiva, desenvolvendo assim competências cognitivas, afetivas e sociais das crianças através de metodologias educativas variadas.
De realçar que este é um projeto piloto, que procura responder à estimulação de aprendizagens ao nível da linguagem, comunicação e pensamento crítico, bem como promover os relacionamentos interpessoais saudáveis, a concentração e técnicas de relaxamento.
As sessões tiveram início no dia 23 de novembro, sendo que este programa é destinado aos alunos do 1º ciclo (turmas do 2º, 3º e 4º anos), aplicado em pequenos grupos e conta com uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.

Projeto Filosofia para Crianças

O Projeto Filosofia para Crianças surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.
O PIICIE é liderado pela CIMBB, em parceria com o Município de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading