8.5 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Novembro 26, 2020
No menu items!
Início Regional Comunidade das Beiras e Serra da Estrela tem orçamento de 6,1 ME...

Comunidade das Beiras e Serra da Estrela tem orçamento de 6,1 ME para 2019

A Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) aprovou na quinta feira o orçamento para 2019, no valor de 6,1 milhões de euros, que tem uma pequena diminuição relativamente ao de este ano.

A Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) aprovou hoje o orçamento para 2019, no valor de 6,1 milhões de euros, que tem uma pequena diminuição relativamente ao de este ano.

O orçamento foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Intermunicipal da CIM-BSE, que hoje reuniu na cidade da Guarda.

Segundo Carlos Filipe Camelo, presidente da Câmara Municipal de Seia e da CIM-BSE, o orçamento para o próximo ano regista “uma diminuição em cerca de 1,8%” em comparação com o de 2018 (no montante de 6,2 milhões de euros).

Durante a discussão do documento, o autarca referiu que em 2019 a CIM-BSE dá continuidade a investimentos no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, que tem vigência até 2020, e a projetos que estão em fase de implementação e candidatados.

A Assembleia Intermunicipal, presidida por Nuno Soares (Manteigas), aprovou também por unanimidade o alargamento do mapa de pessoal para o próximo ano.

Segundo Carlos Filipe Camelo, o quadro de pessoal tem atualmente sete elementos e, em 2019 passará a ter 24, com a entrada de 14 sapadores florestais e de três técnicos superiores.

Na mesma reunião foi feito o ponto de situação do encerramento de postos dos CTT nos municípios de Belmonte, Manteigas, Fornos de Algodres e Figueira de Castelo Rodrigo.

Carlos Filipe Camelo lembrou que foi apresentada uma providência cautelar junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco para travar o encerramento dos balcões dos CTT nos referidos concelhos e que o processo está a decorrer.

O deputado Albino Bárbara (Celorico da Beira) considerou que a privatização dos CTT foi “um erro colossal” para o país e que devia ser anulada.

Cláudio Rebelo (Mêda) referiu que “a culpa é do poder central, que privatizou”, e sugeriu que a defesa dos postos dos CTT deve ser uma “guerra” do território da CIM-BSE e “não deve ser partidarizada”.

Já o deputado Rogério Hilário (Fundão) disse que os municípios, para além do recurso ao Tribunal, devem aplicar um “Plano B” e discutir o que podem fazer “para otimizar o serviço” para que continue a “ter qualidade”.

Como não foi apresentada nenhuma moção, o presidente Nuno Soares prometeu contactar a administração dos CTT “a dar conta do descontentamento generalizado” dos deputados da Assembleia Intermunicipal que lidera.

A CIM-BSE é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

*Lusa / Foto: Arquivo

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Morreu Diego Armando Maradona

Diego Armando Maradona, considerado um dos melhores futebolistas da história, morreu hoje na sua residência, na Argentina, aos 60 anos, anunciou o...

LE: Benfica confirma ‘positivo’ de Taarabt e Jesus chama jogadores da formação

O Benfica confirmou hoje a infeção pelo novo coronavírus do futebolista Adel Taarabt, que se junta aos indisponíveis Julian Weigl e Darwin...

Covid-19: Morreu Reinaldo Teles, histórico dirigente do FC Porto

Reinaldo Teles, histórico dirigente do FC Porto e administrador não-executivo da SAD do campeão português de futebol, morreu hoje, aos 70 anos,...

Concurso “Presépios de Natal” regressa a Castelo Branco com a 14ª edição

Está de volta o concurso “Presépios de Natal”, promovido pela Câmara deCastelo Branco, através da Biblioteca Municipal, este ano em formato onlineface...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: