6.4 C
Castelo Branco
Sábado, Abril 27, 2024
No menu items!
InícioNacionalUniversidade de Coimbra promove escola de verão na área das Neurociências

Universidade de Coimbra promove escola de verão na área das Neurociências

De 26 a 29 de julho, estudantes de licenciatura e mestrado de vão poder frequentar a escola de verão “Volta ao Cérebro em 4 Dias!”, promovida pelo Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra (UC).

Destinada aos alunos da Universidade de Coimbra e de outras instituições de ensino superior, a iniciativa é gratuita, sendo necessária inscrição prévia até o dia 21 de julho.

Com foco nas Neurociências, a iniciativa “dá uma oportunidade de aproximar a investigação que se faz no CIBIT/ICNAS da comunidade académica, no contexto da translação da ciência básica para a aplicação”, explica o diretor do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Miguel Castelo-Branco.

A escola de verão vai contar com diversas atividades, como oficinas práticas, conversas com investigadores e palestras, que vão permitir aos alunos perceber como se faz investigação na área da Neurociências, contactando, nomeadamente, com as diferentes técnicas usadas para estudar o funcionamento do cérebro e com investigadores.

Durante os quatro dias de formação, vai ser abordados diversas temáticas, nomeadamente comunicação de ciência, ensaios clínicos, envelhecimento, publicação científica ou doenças neuropsiquiátricas.

O diretor do CIBIT e docente da FMUC acrescenta que “as temáticas abordadas são eminentemente interdisciplinares, da neurociência cognitiva, às interfaces homem-máquina, imagem médica molecular e os estudos de intervenção terapêutica”.

A formação é aberta aos estudantes de várias áreas do saber, como Biomédica, Engenharia, Psicologia, Física, Medicina, Biologia e Bioquímica, mas também as outras áreas que dialogam com como Neurociências. Miguel Castelo-Branco disse que “este tipo de iniciativa permite aos participantes ter uma modalidade de treino e aquisição de conhecimentos diferentes, mais orientada para a aquisição de competências de investigação, incluindo práticas experimentais”.

O docente da Universidade de Coimbra destaca ainda que as competências adquiridas durante a escola de verão “podem ser muito úteis para uma futura escolha de carreira, não necessariamente de investigação, pois são dados exemplos de aplicações em várias áreas da Biomedicina, Psicologia e Engenharia Biomédica”.

Os quatro dias de atividade presencial vão decorrer no Polo III da Universidade de Coimbra.

Mais informações sobre o programa e as inscrições da escola de verão estão disponíveis em https://cibit-uc.github.io/summerschool/.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading