9.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioInternacionalAlunos da UBI competem em concurso europeu de foguetes

Alunos da UBI competem em concurso europeu de foguetes

A equipa Fénix é composta maioritariamente por estudantes de Engenharia Aeronáutica da UBI.

Uma equipe de alunos da Universidade da Beira Interior (UBI) participa, a partir de amanhã (11 de outubro), no EuRoC – European Rocketry Challenge, que se prolongou até o dia 18 deste mês, com organização da Agência Espacial Portuguesa – Espaço Portugal.

A competição decorre em Ponte de Sôr e Santarém e junta 500 estudantes nacionais e estrangeiros, que vai apresentar propostas inovadoras nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, aplicadas ao setor espacial.

A formação da UBI tem a designação de Fénix Rocket Team e vai concorrer na categoria SRAD-S3, que desafia os participantes a desenvolver o seu próprio motor e propelente, que transportará um veículo até três mil metros de altitude.

Composta maioritariamente por alunos de Engenharia Aeronáutica, a formação desenvolveu um foguete com cerca de dois metros de altura, movido a combustível sólido, e ambiciona ser a segunda formação portuguesa a lançar e a primeira a recuperar totalmente o seu veículo, feito conseguido na última edição apenas por duas das equipas.

O bordo do foguete foi ainda um nano satélite com dimensões 10x10x10 cm (1U CubeSat), desenvolvido totalmente por alunos da Universidade de Coimbra.

“Sendo esta a primeira participação da equipe no evento deste calibre, o objetivo passa por procurar o melhor desempenho possível, tendo ainda muito a aprender com as formações mais experientes e melhores orçamentadas, de forma a continuar a desenvolver o setor espacial em Portugal e, em particular, na Universidade da Beira Interior, dinamizando e trazendo mais projetos para o Spacelab”, de acordo com Jeremy Silva, que integra a equipa Fénix, acrescentando que se pretende mostrar que a UBI se mantém no topo em Portugal no que toca à investigação e desenvolvimento espacial.

O projeto está incorporado nas áreas temáticas do Spacelab, o primeiro laboratório de investigação espacial da UBI, que se situa na Faculdade de Engenharia.

Criado em 2020, visa fortalecer competências na área do Espaço pelo meio da pesquisa, educação e cultura científica, tendo os seus membros que já estão em congressos vários e foram distinguidos com os meios disponíveis.

A participação no EuRoC e noutras atividades deste género garante aos alunos da UBI uma experiência prática “totalmente diferente da que é obtida nas unidades curriculares, assim como o entendimento de como funciona um projeto espacial nas empresas e agências internacionais, bem como os padrões necessários à boa implementação de boas práticas nestes projetos”, refere ainda Jeremy Silva, que conclui: “Além disto, ganha ainda competências interpessoais (não apenas entre os membros da equipa, mas também com entidades externas), bastante valorizadas no mercado de trabalho”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading