6.4 C
Castelo Branco
Sábado, Abril 27, 2024
No menu items!
InícioNacionalMinistra da Coesão Territorial participa na entrega de prémios e bolsas de...

Ministra da Coesão Territorial participa na entrega de prémios e bolsas de mérito da nova IMS

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, marcou presença na cerimónia Solene de Entrega de Prémios e Diplomas da NOVA Information Management School (NOVA IMS) no passado dia 6 de dezembro, enaltecendo a importância das áreas de atuação da NOVA IMS.

“O papel enquanto investigadores e enquanto profissionais é a base para mudar o país, a base para mudar o mundo. Acredito no poder ilimitado do conhecimento e da ciência, mas sobretudo do mérito, na juventude desassossegada, de uma juventude que temos cada vez mais qualificada e que quer mudar o mundo”, afirmou Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, durante a cerimónia.

De acordo com a ministra, é fundamental “superar a infoexclusão e a miopia tecnológica da nossa administração, aceitando que a informação é hoje um instrumento indispensável”, salientando a importância de “simplificar a comunicação de dados complexos”. “Comunicar políticas e resultados é fundamental para a participação cívica. Um cidadão não valoriza o que não consegue entender, nem assume ser parte ativa da solução. Acabar ou reduzir drasticamente a abstenção passa também por aqui, sobretudo para as novas gerações. Temos de aumentar a capacidade de ensaiar o impacto das políticas, temos de testar resultados de médio/longo prazo com suporte em séries mais longas e complexas de dados. Este é um fator determinante para a consistência e incidência das políticas”, acrescenta a governante.

Além da entrega de diplomas aos alunos que concluíram os cursos de licenciatura, mestrado, pós-graduação e doutoramento, foram ainda atribuídos na cerimónia prémios de excelência académica a alunos e docentes da NOVA IMS, como reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo do seu percurso académico.

A NOVA IMS e entidades como o Banco de Portugal, INE, SAS Institute, Esri Portugal, Nokia, SAP, Syone, Governo de Portugal (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e AD NOVA IMS colaboraram na atribuição dos prémios e bolsas de mérito aos alunos, representando um valor superior a 160 mil euros.

“A NOVA IMS tem no seu ADN, desde sempre, a ambição de ter impacto e criar valor para a sociedade, não apenas através do talento que forma ou da investigação que realiza, hoje objeto de reconhecimento à escala nacional e internacional, mas também na dimensão de criação de valor. Isto aconteceu há 33 anos, quando, no momento da fundação, foi também constituída a Associação ao Desenvolvimento da NOVA IMS. Através desta estreita ligação com a sociedade temos tido a capacidade de transferir conhecimento e desenvolver projetos de inovação, com especial destaque para a colaboração com a administração pública com um foco particular no que hoje denominamos de data-driven public policies”, refere ainda Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA IMS.

A cerimónia contou com as intervenções de João Sàágua, Reitor da Universidade Nova de Lisboa, Ivo Bernardo, Vice-Presidente da Associação de Antigos Alunos da NOVA IMS, e Constança Rodrigues, Presidente da Associação de Estudantes da NOVA IMS.

A cerimónia foi ainda realçada pela atuação da TUNA da NOVA IMS e do Coro da NOVA.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading