16.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioCulturaTroca-de-Livros na Ermida de Santa Apolónia em Alcains

Troca-de-Livros na Ermida de Santa Apolónia em Alcains

Alcains, 2 de abril, domingo, das 18 às 19.30 horas

A Biblioteca Comunitária de Alcains promove no próximo dia 2 de abril, domingo, na Ermida de Santa Apolónia, entre as 18 e as 19.30 horas uma Troca-de-Livros do espólio da Biblioteca dirigida a crianças dos 7 aos 11 anos.

Qualquer criança, sempre acompanhada por um adulto, pode trocar um livro já lido por outro do espólio da Biblioteca Comunitária de Alcains.

Não será necessária a devolução futura, pois não se trata de um empréstimo, mas sim de uma troca de um livro já lido por outro para Leitura.

 

Esta é uma atividade inserida no Dia Internacional do Livro Infantil 2023, que se celebra no dia 2 de abril de cada ano; e visa promover nas crianças o hábito de trocar os livros com outros leitores da mesma idade; evitando a compra, sempre um peso no orçamento familiar; apostando assim em bibliotecas comunitárias e não individuais.

E também criar nas crianças o conceito que um livro é apenas um suporte de Leitura, não um produto comercial.

Segue ainda uma ideia, relevante para a filosofia da Biblioteca Comunitária de Alcains, a de serem os leitores a comentarem os livros que já leram e a aconselharem os novos leitores.

Durante a Troca-de-Livros, realizam-se, em colaboração com a produtora de atividades culturais Alma Azul, duas Oficinas para crianças dos 7 aos 9 anos.

A primeira de educação ambiental, a partir do livro “A Floresta”, de Sophia de Mello Breyner Andresen; em que as crianças entrarão em contacto com arbustos e árvores autóctones da Beira Baixa; e a segunda de formação cívica, tendo como pedagogia a de uma assembleia geral que terminará numa votação, dando às crianças a oportunidade de exercerem formalmente a defesa da sua opinião.

Ambas as Oficinas são gratuitas; mas as crianças devem ser acompanhadas por um adulto: pai, mãe, avó, avô, tia ou tio, que garanta a sua segurança pessoal e a partilha ativa da criança.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading