6.4 C
Castelo Branco
Sábado, Abril 27, 2024
No menu items!
InícioNacionalGoverno lança agenda para a valorização dos profissionais do turismo e aposta...

Governo lança agenda para a valorização dos profissionais do turismo e aposta num aumento de 20% do número de trabalhadores do sector

O Governo lançou hoje a “Agenda para as profissões do turismo”, uma iniciativa do Ministério da Economia e do Mar, apresentada pelo Secretário do Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Esta é uma agenda estratégica, com 20 medidas, que visa aumentar em 10% os profissionais de turismo com o ensino secundário e superior, crescer 15% no número de estudantes em Turismo em todos os níveis de ensino e incrementar em 20% a população empregada no setor.

Entre as 20 medidas apresentadas destacam-se, entre outras, o Plano Nacional para a Modernização e Especialização da Rede de Escolas Hotelaria e Turismo, a concretização da Academia Internacional de Turismo – integrando ensino superior, ensino profissional, I&D e empreendedorismo, o lançamento do Atlas – Programa de benefícios para os profissionais de turismo, a majoração do financiamento a empresas com boas práticas laborais e de formação, reforço da formação para acelerar a dupla transição – climática e digital – e a internacionalização de empresas e marcas.

Estão ainda previstas campanhas para a valorização das profissões do Turismo.

A Agenda para as Profissões do Turismo é um documento aberto, em contínua construção, que tem como grande ambição tornar Portugal o destino de referência para estudar e trabalhar no setor do turismo.

A sessão de apresentação da Agenda contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, da Ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e do Ministro da Educação, João Costa, e com um painel de debate composto por diferentes profissionais do setor.

Para o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, “valorizar os profissionais do setor é essencial para termos mais e melhor turismo. Investir nas pessoas, no aumento das suas qualificações, rendimentos e reconhecimento, é uma aposta estratégica para preparar o futuro de uma atividade em crescimento. Esta é também uma agenda com ação para fazer face aos desafios presentes. Para o alcance dos objetivos e das metas apresentadas nesta Agenda será fundamental a mobilização e envolvimento de todos”.

FOTO: Vida de Turista

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading