10.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 26, 2024
No menu items!
InícioCulturaFUNDÃO COMEMORA MUSEUS E SUSTENTABILIDADE

FUNDÃO COMEMORA MUSEUS E SUSTENTABILIDADE

“Seja, pois, o tempo de sermos empáticos, proativos, conscientes, democráticos, inclusivos, questionadores, inspiradores e provocadores!”

David Felismino Presidente do ICOM Portugal

A Câmara Municipal do Fundão, através do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro comemora o Dia Internacional dos Museus, no próximo dia 18 de Maio, com a atividade “Defesa do Ambiente, um problema d’ Os Diabos!” que se desenvolverá a partir da exposição Oh Diabos! que se encontra patente no Museu e reúne peças de figurado tradicional de Barcelos .

“Museus, Sustentabilidade e Bem-estar” foi o tema escolhido pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus para este ano na medida em que os Museus são ativos importantes para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades, podendo contribuir de forma eficaz para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), através das suas múltiplas atividades.

A atividade pretende chamar à atenção dos mais novos para a importância da preservação de saberes e de memórias onde o equilíbrio entre a sociedade e a natureza seja mantido, nomeadamente através das antigas lendas e com a utilização de matérias-primas sustentáveis e não poluentes como foi o caso do barro.

A mostra oriunda do Município de Barcelos apresenta criações de artesãos que atualizaram uma das personagens mais correntes do imaginário religioso tradicional.

A ação de modelagem conta com a colaboração da equipa da Casa do Barro, espaço museológico enquadrado na Rede de Casas e lugares do sentir que irá desenvolver, que a partir das 14h, um atelier de barro na Rua do Serrão.

Para comemorar o dia Internacional dos Museus será plantada uma árvore – um castanheiro, árvore sustentabilidade do futuro – no jardim do palácio Vaz de Carvalho construído no século XVIII já reabilitado e onde a preservação arquitetónica sustentável assumiu relevo como, por exemplo, na conservação de uma fonte artística de mergulho que se encontra nos seus jardins relacionada com a gestão correta da água, recurso que determinou durante séculos a vida quotidiana da zona histórica do Fundão.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading