9.1 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 26, 2020
No menu items!
Início Nacional Simulacro testa Plano de Emergência do Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova

Simulacro testa Plano de Emergência do Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova

O Plano de Emergência do Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova foi testado com a realização de um simulacro em que participou o corpo de Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, com os meios necessários para o teatro de operações, e aeronave do Sky Fun Center, empresa que explora a infraestrutura na vertente desportiva, no dia 22 de fevereiro.
O objetivo foi testar os procedimentos instituídos no plano, incluindo tempos de resposta a uma situação de crise que, no caso, envolvia um incêndio na aeronave que transportava um paciente ferido, exigindo a intervenção no local.
Para além de proporcionar treino aos meios de salvamento, pretendeu-se garantir o mínimo tempo de resposta perante uma situação de acidente.
GNR, Centro Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, FEB – Força Especial de Bombeiros (Canarinhos), diretor do Aeródromo Municipal e o responsável máximo pela Proteção Civil no concelho de Proença-a-Nova, no caso o presidente da autarquia, foram outras das entidades presentes no simulacro, para além dos técnicos da Autoridade Nacional para a Aviação Civil (ANAC) que supervisionaram e avaliaram o exercício, que decorreu no âmbito da renovação da certificação do Aeródromo Municipal.
O Centro de Meios Aéreos de Proença-a-Nova, além de ser sede fixa da FEB, inclui também uma unidade local de formação de bombeiros que, em parceria, com o Centro Ciência Viva da Floresta, ministra formação aos bombeiros.
Em 2017, o Aeródromo Municipal registou 1100 movimentos aéreos, realizados maioritariamente pelo dispositivo de combate a incêndios (652 movimentos com maior incidência nos meses de julho e agosto), pelo Centro de Paraquedismo (440) e ainda por privados (18). No âmbito da atividade do Sky Fun Center, contabilizaram-se 1.500 saltos.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Portugal apoia plano promovido por Guterres e valoriza papel da OMS frisou Costa

O primeiro-ministro, António Costa, transmitiu hoje o seu apoio ao "plano global" do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, contra a covid-19...

Candidato Presidencial Tiago Mayan visita Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra coordena um programa focado nos temas da Saúde, Empreendedorismo, Educação e Economia Tiago Mayan, candidato...

Partido Aliança realiza 2º Congresso este fim de semana em Torres Vedras

O Partido Aliança realiza o 2º Congresso Nacional, amanhã e domingo em Torres Vedras. Neste Congresso o Aliança vai...

Presidente do Fórum da Energia e Clima diz que coronavírus resulta de agressão à natureza

O presidente do Fórum da Energia e Clima considerou hoje que o coronavírus se junta às centenas de doenças novas que surgiram...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: