6.4 C
Castelo Branco
Sábado, Abril 27, 2024
No menu items!
InícioRegionalCebolais de Cima recebe “Festêxtil - Inovar com a tradição” no próximo...

Cebolais de Cima recebe “Festêxtil – Inovar com a tradição” no próximo fim de semana

A União de freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo, recebe no próximo fim de semana, dias 28 e 29, a 1ª Edição do Festêxtil.
Um festival que se inclui na estratégia de dinamização das freguesias em torno da dimensão económica, que, conforme palavras do presidente da Câmara Luís Correia, “com um olhar na tradição, projeta a autenticidade da Freguesia num conceito inovador”.
As localidades de Cebolais de Cima e Retaxo foram durante muitos anos um importante polo industrial ligado ao setor têxtil, contando nos anos 60 com  cerca de 30 unidades fabris que garantiam mais de mil postos de trabalho diretos.
O Festêxtil procura destacar o elemento aglutinador das duas localidades, a indústria têxtil.
O evento vai realizar-se junto ao Museu dos Têxteis – MUTEX.
“Encontrámos aqui o cenário ideal para realizar um festival desta natureza, envolvendo o Museu dos Têxteis, que vai ser um dos pontos centrais do evento afirmou na apresentação do Festextil José Augusto Alves, vice-Presidente da autarquia.
Durante os dois dias do certame, o Museu, que cumpre domingo o seu 1º aniversário, vai estar aberto para visitas guiadas, “com toda a maquinaria a funcionar”, explica José Augusto Alves.
O certame é também um potenciador da atividade económica, segundo Miguel Vaz, presidente da União de Freguesias Cebolais de Cima e Retaxo.
Está prevista a presença de 40 stands que vão promover o que de melhor a União de Freguesias tem, “desde o artesanato à gastronomia”, afirmou o autarca.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading