20 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Maio 17, 2021
No menu items!
InícioRegionalIdanha lança projeto educativo inovador ‘Ensinar é Voar’

Idanha lança projeto educativo inovador ‘Ensinar é Voar’

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova assinou esta terça-feira, 1 de setembro, um protocolo de colaboração para a implementação do projeto educativo inovador‘Ensinar é Voar’, com a Associação Aldeia dos Girassóis, coordenadora da iniciativa, e o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro.

Nos próximos três anos, a autarquia vai investir 96 mil euros neste projeto pilotoa implementar no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova, já a partir deste ano letivo.

Tem o objetivo de incrementar os resultados das aprendizagens curriculares, melhorando as estratégias pedagógicas, e de mobilizar a comunidade escolar para a educação integral das crianças e dos jovens.

“Este é um projeto que lançamos com a Associação Aldeia dos Girassóis e com o Agrupamento de Escolas de Idanha-a-Nova, para os próximos três anos, que vai ao encontro da nossa estratégia de inovação na educação”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Armindo Jacinto adianta que esta “é uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social, na área da educação, que visa estimular novas respostas através de um modelo pedagógico inovadore do envolvimento da comunidade localno processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos”.

A Associação Aldeia dos Girassóis, mentora do projeto ‘Ensinar é Voar’, assume acoordenação da parceria. Na assinatura do protocolo, a presidente da associação, Clara Ramos, afirmou-se “feliz com a abertura da Câmara de Idanha-a-Nova à inovação e com a disponibilidade do Agrupamento de Escolas para acolher um conjunto de ações de inovação social com vista a promover o sucesso escolar de todos os alunos”.

Esta é segunda experiência piloto do projeto‘Ensinar é Voar’ em Portugal, que arrancou em Oliveira do Hospital, e irá articular-se com outras iniciativas na área educativa e da inovação social em Idanha-a-Nova.

Numa altura em que se aproxima o início do ano letivo, Armindo Jacinto lembra ainda que “os tempos são hoje mais desafiantes, por causa dos efeitos da Covid-19, mas mantemos a nossa ambição nosector da educação, por ser estruturante e prioritário para o desenvolvimento do nosso concelho”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: